Isqueiros descartados indevidamente no local, no final da tarde de ontem (19), terminaram pegando fogo no lixo do aterro sanitário logo controlado por funcionários da Prefeitura e do C2º Grupamento de Bombeiro Militar.
O descarte irregular de resíduos químicos, inclusive produtos inflamáveis, é expressamente proibido e pode provocar danos ao meio ambiente e também a terceiros. Isto significa que o aterro Sanitário é exclusivo para resíduos residenciais, entretanto, essas normas foram ignoradas o que facilitou o foco de incendio.
O descarte de isqueiros, juntamente com papéis, foi efetuado pela Receita Federal no período da tarde. Quando os tratores do Aterro Sanitário realizavam a operação de cobertura do lixo, estouraram e provocaram fogo no lixo, de pequena proporção, em um local isolado.
A operação para apagar o fogo durou cerca de 20 minutos. Todo o material foi removido e colocado em lugar separado, de forma preventiva. O engenheiro do Aterro Sanitário, Marco Aurélio de Alencar, ressalta que no local onde o lixo pegou fogo não apresentava risco algum às pessoas.
O secretário de Serviços Públicos, Luiz Araújo, observa que o descarte de produtos químicos é expressamente proibido no Aterro Sanitário. Justamente por isso, a fiscalização na entrada de resíduos será mais rigorosa.
Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação