A 2ª edição do Congresso Pietro Ubaldi ocorrerá nos dias 17 e 18 de agosto em Feira de Santana. O evento, que conta com o apoio do Núcleo de filosofia, saúde e espiritualidade da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), será realizado na Associação Espírita Jesus de Nazaré.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
O congresso, apoiado também pelo Instituto Pietro Ubaldi, que fica no Rio de Janeiro, propõe difundir a obra do filósofo italiano que migrou na década de 1950 para o Brasil. Suzy de Almeida Barboni é uma das coordenadoras do evento. Ela contou em entrevista ao Acorda Cidade como será o congresso.
“Esse congresso visa trazer estudiosos e pesquisadores para difundir toda a obra de Pietro Ubaldi, todo o seu pensamento, no sentido de uma unificação, de uma pacificação, migrando para uma nova civilização do terceiro milênio. Uma nova visão, para uma nova civilização”, disse.
A coordenadora explicou que, apesar de estar apenas na 2ª edição, o grupo responsável pela organização do congresso já participou ativamente de encontros para discutir a filosofia de Ubaldi realizados na Uefs nos anos 80. Muitas destas reuniões contaram com a presença de nomes considerados uma referência na filosofia de Pietro.
Suzy fez um resumo da trajetória da equipe. “Tivemos um primeiro encontro na nossa casa em 2017 com a presença do professor André Barboni, do professor Gilson Freire e do doutor Maurício Crispim. Mas agora nós estamos nessa visão mesmo de congresso, ou seja, atrair o público universitário, filósofos, estudiosos e pessoas interessadas no pensamento do professor Pietro Ubaldi.” disse.
Formato
O congresso será no formato híbrido, com encontros ocorrendo de forma presencial e de maneira on-line. As palestras poderão ocorrer em tempo real ou por meio de exibição de conteúdo gravado. Todo o material ficará disponível no YouTube. A coordenadora explicou que o tema central deste ano é voltado para o enfrentamento de uma grande batalha.
“É uma batalha espiritual. Em que sentido? O homem velho dá possibilidade de nascer o homem novo. Essa é a nossa grande batalha, que é uma batalha espiritual. Nós vamos estar com a nova versão do livro A Grande Batalha, revisada totalmente através dos estudos que o professor André Baroni realizou. Essa é a nossa grande motivação para estarmos nesse campo de trabalho”, afirmou a coordenadora.
O professor da Uefs André Baroni também é um dos organizadores do congresso. Ele contou como será a sua participação na edição do congresso deste ano e como está sendo o trabalho de revisão das obras do filósofo italiano.
“Eu vou participar de uma mesa redonda com o Marcos do Instituto Pietro Ubaldi, e nós vamos falar desse trabalho de revisão, publicação e divulgação dos livros. Hoje eu estou fazendo um trabalho mais voltado ao público acadêmico, estou revendo toda a obra e fazendo uma tradução bilíngue em italiano e português. Essa obra, a Grande Batalha, só tinha em português, não tinha em italiano. Então, agora o pessoal da Itália tem acesso à obra pelo site da Uefs. É um trabalho de formiguinha”, disse o professor.
Objetivo
Suzy contou qual é o maior objetivo do grupo para o grupo responsável pela coordenação do congresso. “Nosso maior objetivo é fazer com que o pensamento do professor Pietro Ubaldi seja reconhecido, que não existam mais estigmas e certas rejeições que acontecem muitas vezes com o pesquisador, o filósofo, o espiritualista, que vislumbrou antecipadamente uma nova civilização para o homem, uma civilização de felicidade, de justiça e de cooperação. Esse é o nosso propósito”.
O professor da Uefs endossou a fala da coordenadora. “É um congresso importante porque a gente está ajudando a divulgar a obra, a mensagem do professor Pietro Ubaldi, que em síntese ele propõe a mudança de um paradigma, de uma forma de ser de competição, para uma forma de ser de colaboração. É sempre bom estar falando com um autor que a gente ama”, finalizou o professor André.
Você sabe quem foi Pietro Ubaildi?
Pietro Ubaldi nasceu em 18 de agosto de 1886. O italiano é filho de Sante e de Lavínia Ubaldi. Pietro casou-se com Antonieta Solfanelli Ubaldi com quem teve três filhos: Franco, Vicenzina e Agnese.
Formado em Direito e Música, a sua tese de formatura, na Universidade de Roma, com o título “Expansão Colonial e Comercial da Itália para o Brasil”, foi publicada em 1911. Pietro chegou ao Brasil na década de 1950.
Em 1927, após o falecimento do pai, Pietro fez um voto de pobreza e doou para familiares todos os bens que lhe eram de direito. O filósofo faleceu em 29 de fevereiro de 1972 em São Vicente, no estado de São Paulo.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram