Na última segunda-feira (5), o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, assinou o contrato para a construção de 449 unidades habitacionais do Novo Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Em entrevista ao Acorda Cidade, nesta quarta-feira (7), a secretária de Habitação do município, Cíntia Machado, informou que as inscrições para estas unidades, ainda não tiveram início.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
A gestora aproveitou para destacar e alertar a população, sobre um possível golpe que já está acontecendo em Feira de Santana, após o anúncio da construção.
“Vão ter sim inscrições novas para o programa, mas ainda não decidimos quando e como será, porque no momento não é ainda um período de inscrição. Estamos no período de assinatura do contrato das empresas para que haja a construção dos imóveis”, explicou.
O golpe do cadastro
Segundo Cíntia, a secretaria já recebeu denúncias de pessoas que estão cadastrando para o novo programa, inclusive, cobrando pela ação. A prática é proibida pela Secretaria de Habitação. Além dos dados pessoais estarem expostos, as pessoas são extorquidas pelos estelionatários.
“Existem pessoas procurando a secretaria, ligando e também já me fizeram essa denúncia de que tem pessoas escrevendo para esse novo programa e cobrando. Eu quero dizer que isso aí é golpe, é estelionato e que vocês têm que pegar o nome da pessoa, tirar uma foto, endereço da pessoa de preferência e levar, dar uma queixa na polícia, porque isso não existe. Nós não estamos no período de inscrição. Ou que possa levar até a gente para que nós possamos dar uma queixa”, explicou.
De acordo com a secretária, alguns casos já foram relatados nos bairros Gabriela e Panorama.
Imóveis abandonados do MCMV
O prefeito de Feira de Santana disse em entrevista ao Acorda Cidade que cerca de 2 mil imóveis do MCMV estão abandonados. O gestor pretende realizar uma reunião com o ministro das Cidades, Jader Filho, para recuperar o acesso das pessoas a essas moradias.
Sobre o assunto, a secretária explicou que não depende da prefeitura, mas do governo federal em liberar as residências.
“Não é o que a prefeitura vai fazer e sim se o governo vai fazer. Inclusive, quando o presidente Lula esteve em Feira, foi um dos pedidos que o prefeito fez, para que se resolvesse esse problema dos imóveis abandonados. Até o momento não temos nenhuma resposta com relação a isso. É uma luta que eu venho tentando resolver desde que tomei posse da Secretaria de Habitação, mas sem êxito”, disse.
Leia também: Contrato para construção de 449 unidades do Minha Casa, Minha Vida é assinado em Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram