Um morador da Rua Flórida Paulista, no bairro Mangabeira, em Feira de Santana, buscou a reportagem do Acorda Cidade na manhã desta sexta-feira (2), para pedir a revisão da implementação de um calçamento na via. Segundo o tecnólogo Gerdan Bonfim, o serviço realizado pela Superintendência Municipal de Obras e Operações (Soma), está diminuindo a rua em um metro.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
“A reivindicação da gente é justamente porque eles estão diminuindo a rua em um metro. Onde a rua já tinha sete metros e tem uma viabilidade muito grande da Fraga Maia para a Ayrton Senna e, isso estreitou a rua em um metro. Vai diminuir muito. Já tinha meio-fio e eles estão diminuindo a rua sem necessidade”, explicou.
Gerdan informou que a Soma colocou um tubo de 100 metros que vai ficar encoberto, o que prejudicaria a manutenção da rede pluvial. Ele explicou o ponto de vista questionado pelos moradores.
“Botaram um tubo de 100, do fino, na lateral onde agora ele vai ficar coberto pelo meio-fio e, isso é contra a lei, porque para fazer manutenção teria que estar na rua, na sarjeta da rua, que é justamente os 50cm que ele está diminuindo a rua. Nos 50cm deveriam fazer uma sarjeta para manutenção desse tubo. E hoje não vai ter mais manutenção porque o tubo está ficando justamente no passeio dos moradores”, explicou.
Ainda de acordo com o morador, a obra começou há cerca de mês e o calçamento já está na metade da rua. Alguns moradores entraram em contato com a Soma para solicitar a alteração, segundo Gerdan, conversaram com o responsável da pasta, mas o pedido não foi acatado.
“Hoje a população já aceitou o erro que eles fizeram. O tubo teria que ser de 150, mas eles botaram de 100. O que era para fazer era colocar o paralelepípedo e os 50cm fazer uma sarjeta que é para manutenção da rede. E agora, como eu falei antes, a manutenção da rede não vai ser feita porque está embaixo do passeio dos moradores”, reforçou.
O que diz a Superintendência de Operações e Manutenção
Nota de Esclarecimento
A Superintendência Municipal de Operações e Manutenção informa que, durante a análise para a pavimentação, foi constatado o lançamento irregular de águas servidas, provenientes de esgoto, além do lançamento pluvial das residências diretamente na via. Este constante lançamento inviabilizava a pavimentação adequada.
Diante dessa situação, foi necessário implantar uma rede auxiliar para a coleta desses lançamentos irregulares nos dois lados da pista. Como resultado, houve a necessidade de criar uma faixa de serviço nos passeios, visando permitir futuras manutenções na rede instalada.
Ressaltamos que essa faixa de serviço será fechada, a fim de conformar os passeios das casas existentes na área. Devido a essa intervenção, foi necessária a redução de 50 cm em cada lado da via.
Agradecemos a compreensão da população e reiteramos nosso compromisso com a melhoria da infraestrutura urbana e a segurança de todos.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram