O governador Jerônimo Rodrigues (PT) esteve em Feira de Santana nesta quinta-feira (1º), onde inaugurou a pavimentação de trechos nos distritos de Bonfim de Feira e Jaguara. Em seguida, o gestor estadual autorizou a licitação para reforma e ampliação do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), onde contará com novos leitos, farmácia, necrotério, laboratório e hemodinâmica, além de um centro de ensino e pesquisa.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
Em entrevista ao Acorda Cidade, o governador destacou que a unidade hospitalar é considerada como uma cidade de pequeno porte, diante do quantitativo de pessoas que trabalham e utilizam dos serviços médicos.
“Nós estamos falando de uma cidade da saúde, estamos falando de mais de três mil funcionário e, agora mesmo, Roberta estava me dizendo que nós temos uma quantidade igual de estudantes que estão estagiando, fazendo residência, ou seja, são mais três mil estudante na área da medicina, enfermagem, psicologia, todas as áreas. Isso é muito importante para Feira de Santana, onde aqui nós fizemos um prédio bonito, áreas novas, assim como nós dissemos que iríamos fazer e recuperar todos aqueles pavilhões que estavam lá atrás, prédios antigos,, mas agora com revestimento novo, reforma elétrica, hidráulica, sistema de ar condicionado, tudo isso implantado”, afirmou.
De acordo com o governador, durante o processo de reforma da unidade hospitalar, os pacientes passarão por um processo de rotação.
“Hoje nós estamos com duas agendas aqui na cidade, que totalizam em média de 80 milhões, foram 24 somente nas estradas e quase 60 na área da saúde. A secretária Roberta fez todo um planejamento com a equipe e, nenhum paciente irá sofrer por conta da reforma. Nós temos um processo de rotação, para que as pessoas que estão internadas, não possam sentir e, claro que vamos querer entregar logo os novos leitos de UTI”, disse.
Ao Acorda Cidade, a secretária Roberta Santana também enfatizou o valor dos investimentos realizados no HGCA e explicou a novidade que o governo irá ofertar para os estudantes da rede pública.
“Hoje para a saúde, é um total são 57 milhões. 47 milhões na construção e ampliação aqui do Clériston, são mais 12 leitos de UTI, são 52 leitos novos de internamento e um centro de pesquisa, é o que a gente traz de diferencial hoje no Clériston. Só para que as pessoas tenham uma ideia, além da quantidade de profissionais, nós temos mais de 4 mil estudantes estagiários e residentes, então a gente vai reforçar a parte de formação e capacitação. Nós tivemos uma ampliação da residência recente de neurocirurgia, então a gente vai fazer uma grande intervenção no Clériston e a requalificação final do Clériston. Quem lembra daquelas enfermarias lá no fundo que eram ainda com aqueles azulejos amarelos, foram 100% requalificadas e ampliadas. É uma grande entrega que a gente está aqui fazendo hoje, com o anúncio da licitação no sábado, que estará no Diário Oficial e a gente fica muito feliz. A outra entrega é a ‘Odonto na Escola’. 10 milhões de investimentos, 26 mil alunos atendidos no município onde a atenção saúde bucal é de 23%, ou seja, a população não tem acesso à saúde bucal, essa iniciativa é do nosso governador Jerônimo”, declarou.
Segundo Roberta Santana, o procedimento será feito em uma carreta, titulada como “Odontomóvel”.
“É uma carreta onde tem 10 cadeiras de atendimento. Vamos rodar 25 escolas estaduais aqui em Feira de Santana, fazendo tratamento completo e restauração, além de toda a parte de canal, todo procedimento odontológico necessário para os estudantes”, concluiu.
Com informações dos repórteres Ed Santos e Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram