Educação

Projeto Leitura Negra realiza 2ª edição da Série: Educação Afirmativa com Pós-Doutora da Unilab

A Pós-Doutora também é a criadora dos projetos Calendário Negro, Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras e Estudos de Gênero e Raça.

Leitura negra - plen - educação afirmativa
Foto: Divulgação

Projeto Afro-Literário Leitura Negra – PLEN de Feira de Santana, promoverá ao longo do ano diversas edições gratuitas da série com Educadoras Negras/Educadores Negros locais, regionais e nacionais, como parte formativa da Menção Honrosa Dra. Ivannide Santa Bárbara de Educação Afirmativa.

📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos

Pautando a possibilidade na ampliação das discussões, construção de caminhos e políticas públicas para maior efetivação, difusão das educadoras negras e educadores negros no âmbito da Educação, a série: Educação Afirmativa, iniciativa inovadora do projeto Leitura Negra, uma ação afirmativa do Eixo da Educação no modelo não formal e que tem como fundamento a Menção Honrosa Dra. Ivannide Santa Bárbara de Educação Afirmativa, realiza 2ª edição da série com a presença da afro-cientista, intelectual negra, docente adjunta da Unilab, Antropóloga, pesquisadora de História e Cultura Afro-brasileiras, Educação e Tecnologias, Doutora em Estudos Étnicos e Africanos, Mestra em Ciências Sociais, Especialista em Educação a Distância, a Pós – Doutora Zelinda Barros, conhecendo suas ações.

Com ampla atuação em diversos espaços e instâncias formativas, a Professora e Pós-Doutora também é a criadora dos projetos/páginas: Calendário Negro, Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras e Estudos de Gênero e Raça, e ajudará numa profunda, ampla reflexão sobre a Educação, com foco na Educação Afirmativa, reforçando os trabalhos do projeto que, baseado também na escolha deste tema para trabalhos no ano de 2024, quer trazer à tona homens negros e mulheres negras atuantes, promovedores, defensores e divulgadores desta.

Para Roberto Neto, estudante do curso de licenciatura em Teatro pela Ufba, mestrando Uefs, gestor e produtor cultural, mediador da roda, idealizador e coordenador do projeto “é mais um momento grandioso para nós, do projeto e para as demais pessoas, pois era nosso grande desejo trazer a Professora Zelinda, o que se constitui em mais uma ação em prol da formação antirracista em Feira de Santana e região, base de nosso projeto, de modo que reconhece e valoriza todas as pessoas que atuam na formação e empoderamento de pessoas negras, bem como fortalecimento da cultura afro brasileira.

Como mais uma formativa, a série será realizada dia 30 de julho, das 19h às 20h40h, via Google Meet, numa grande gira, pedagogia ancestral de partilha e escuta mútua para ampliação do conhecimento dessas Educadoras Negras e desses Educadores Negros que já fazem Educação Afirmativa.
Mediação – Roberto Neto – Lic. Teatro UFBA, Mestrando Uefs e Coordenador do Plen.

A série é mais uma ação que visa oportunizar um aprofundamento da temática, contribuindo para o conhecimento, apropriação e desenvolvimento de ações educativas que fortalecem, salvaguardem e enriqueçam a cultura afro brasileira e garantam direitos na educação em Feira de Santana e região.

Um pouco Mais sobre o Projeto Afro-Literário Leitura Negra:

Criado em 2021, o Plen é um projeto do Eixo da Educação Afirmativa e Sub – Eixos da Afro-Literatura, Cultura e Teatros Negro, com o objetivo de promover a formação antirracista, permanente e continuada de pessoas pretas e não pretas, idealizado e coordenado pelo Engenheiro Agrônomo Roberto Neto, que é Ator, Técnico em Teatro, estudante de licenciatura em Teatro pela UFBA, pesquisador dos Teatros feirenses/negros e idealizador da Menção Honrosa Dra. Ivannide Santa Bárbara de Educação Afirmativa.

Link de acesso pelo endereço: meet.google.com/yuv-uctc-gah

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários