Salve Senhora Sant'Ana

Devoção por Senhora Sant'Ana: conheça a história do sacristão que trabalha há mais de 30 anos na Catedral Metropolitana

A procissão com a imagem da santa terá início às 16h.

Senhora Sant'Ana
Foto: Ludmila Souza/Pascom

Nesta sexta-feira, dia 26 de julho, é celebrado o Dia das Avós, em homenagem à Senhora Sant’Ana, avó de Jesus. Nesta mesma data, a Arquidiocese e o município de Feira de Santana celebram a festa da padroeira.

📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos

Como parte da programação festiva, foi realizada às 5h da manhã, uma alvorada, como forma de anunciar o dia de Senhora Sant’Ana e, às 7h, a primeira Celebração Eucarística, presidida pelo arcebispo emérito de Feira de Santana, Dom Itamar Vian.

No período da tarde, às 16h, terá início a procissão de Senhora Sant’Ana, com a participação das paróquias da Arquidiocese e as imagens dos seus respectivos padroeiros e santos de devoção do povo feirense.

Procissão de Senhora Sant'Ana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A fé, o amor, o carinho e a devoção por Senhora Sant’Ana, atravessa décadas. Essa é uma história que o Acorda Cidade irá contar, a partir de agora, do sacristão Raimundo Carneiro.

Conhecido por todos os paroquianos como “Seu Raimundo”, hoje o sacristão já aposentado, ainda dedica os seus serviços na Catedral Metropolitana de Sant’Ana, de forma voluntária. Ao Acorda Cidade, ele contou que são mais de 30 anos nesta missão.

Raimundo Carneiro
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Há mais de 30 anos que eu trabalho aqui na Catedral de Sant’Ana. O papel de um sacristão é cuidar dos objetos da igreja, os objetos litúrgicos, os altares. O sacristão faz tudo, varre, limpa banco, cuida das vestes litúrgicas, arruma a missa, já deixa a missa preparada para o padre, arruma a roupa do padre, tudo isso é o papel do sacristão, é um zelo, o zelo da igreja é feita pelo sacristão, é preciso ter muito amor para ser sacristão de uma igreja. Este é um trabalho voluntário, eu venho trabalhar, mesmo aposentado, não é remunerado”, afirmou.

Segundo Seu Raimundo, cada ano que passa, as festividades em louvor a Senhora Sant’Ana, ganham um toque especial.

catedral de Santana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Toda festa de Sant’Ana é diferente da outra, nunca é igual. A gente sempre sente uma emoção diferente. Antigamente a festa acontecia no mês de janeiro, tinham barracas aqui, parque, circo, bandas tocando no coreto e a procissão de Sant’Ana sempre foi marcante. É uma das maiores, talvez até na quantidade de imagens em todo o Brasil, não se conhece outra como a nossa procissão”, contou.

Ao Acorda Cidade, o sacristão contou que no passado, já houve divulgação da festa na região Sul do Brasil e se emocionou ao relembrar de todas as edições, em que já participou da festa.

Andor de Senhora Sant'Ana
Gabriel Gonçalves/Acorda Cidade

“A nossa procissão é um marco da nossa cidade. Eu lembro que certa vez, a nossa festa estava sendo tão divulgada, que o pessoal de Gramado ligou aqui para a paróquia, pois eles queriam divulgar a festa como turismo religioso. Essa é uma festa muito bonita, uma festa espetacular para a nossa padroeira, Senhora Sant’Ana. Feira de Santana cresceu por conta de Sant’Ana, e que hoje leva este nome, uma cidade maravilhosa”, concluiu.

Os festejos em louvor à santa, tiveram início no último dia 17 de julho com novenas realizadas na Catedral, sempre às 19h30. Neste ano, o tema da festa foi “Oração, Encontro com Deus e com os Irmãos”.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Leia também:

Fiéis lotam catedral de Sant’Ana em primeiro dia de programação da festa da padroeira

Festejos em homenagem à Senhora Sant’Ana terão início nesta quarta-feira (17); comissão de festa realiza últimos ajustes

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários