Socorristas da brigada Anjos da Vida realizaram na manhã desta quarta-feira (24), na rua João Guilhermino de Oliveira, município de Conceição do Coité, o socorro a uma criança de 2 anos de idade, que se engasgou com uma bala. Durante o socorro, o comportamento de um cachorro chamou atenção.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
“Ele permaneceu com o focinho entre as patas e deitado no chão, como quem está tenso. Após a criança voltar ao normal, o cachorro levantou e começou a balançar o rabo. O socorrista aproximou o garoto do cachorro e os dois ficaram ali, brincando por alguns instantes”, contou o policial militar e socorrista Othon Carlos ao portal Acorda Cidade.
O socorrista conta ainda que a todo momento durante o procedimento de socorro, a criança se manteve calma, apesar da idade, e após voltar a respirar, dirigiu o olhar para o cachorro, que observava a cena.
O socorro aconteceu por volta das 10h30. Segundo relato de Othon Carlos, a avó da criança chegou até a base correndo, com o neto nos braços, informado que ele estava engasgado e estava ficando roxo. O socorrista Carlos Barbosa, executou a manobra, posicionando a criança a favor da gravidade e auxiliando para a saída do corpo estranho das vias respiratórias.
Após o socorro, os bombeiros orientaram a avó da criança a respeito da manobra realizada para que em uma necessidade futura ela mesmo possa iniciar o procedimento.
“Essa manobra é relativamente simples que pode ser aprendida por qualquer pessoa. Ela já salvou e com certeza ainda vai salvar muitas vidas”, afirmou.
Com informações da jornalista Iasmim Santos do Acorda Cidade
Leia também:
Corpo de Bombeiros orienta como prestar os primeiros socorros em caso de engasgos com crianças
Corpo de Bombeiros recebe chamadas semanalmente para socorrer bebês engasgados
Samu e bombeiro civil explicam o que fazer em casos de engasgos; assista
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram