Confira

Comer pão de forma pode fazer o motorista ser pego no bafômetro? Inspetora da PRF responde

A inspetora citou outro exemplo, que são os casos do teste ser positivo após o uso do álcool em gel para higienização das mãos.

pista
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Uma pesquisa recente mostrou que algumas marcas de pão de forma que são comercializadas no Brasil, possuem álcool em sua composição. O Acorda Cidade conversou com a inspetora da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Lívia Marcelino, para saber se essa quantidade de álcool pode alterar o teste do bafômetro. Ela afirmou que sim e explicou como os órgãos que fazem esse tipo de fiscalização agem.

📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos

“Existem medidas práticas dos órgãos que fiscalizam a alcoolemia. A gente orienta que seja feito o reteste visto que bombons, pães, enxaguantes bucais, a gente entende que positiva o teste no primeiro momento, mas essa quantidade de álcool não é significativa. Então o álcool vai ficar só na boca e a gente aguarda um tempo, cerca de 15 minutos, para refazer o teste”, explicou.

inspetora da prf lívia marcelino
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ela frisou que com esse protocolo utilizado pelos órgãos que fiscalizam a alcoolemia, o motorista não será prejudicado caso utilize algum produto que contenha álcool em pequena quantidade.

“Existe o álcool no pão, mas a quantidade é pequena e o álcool não chega a estar na corrente sanguínea como é o caso da ingestão da bebida alcoólica. Já existem estudos em relação a esses produtos e a orientação é fazer o reteste para obter o real resultado. Com isso, o único risco é de o resultado ser positivo no primeiro momento, mas com o reteste não há risco desse motorista ser penalizado de forma indevida”, afirmou a inspetora.

Lívia ainda citou outro exemplo observado na região de Feira de Santana, que são os casos do teste ser positivo em pessoas que fizeram o uso do álcool em gel para higienização das mãos.

“Às vezes fica uma qualidade de álcool no ar e já vi acontecer do teste dá positivo, aí o condutor informa que não bebeu e a gente indaga se houve uso do álcool para limpar as mãos. Depois a gente orienta que ele desembarque do carro e aguarde um momento para refazer o teste”.

A inspetora ainda orientou que o consumidor sempre verifique o rótulo de alimentos que vá ingerir para verificar as substâncias presentes.

“Na maioria das vezes existe a informação no rótulo ou na embalagem. Nos casos dos pães, não são todos, a maioria não tem álcool. Por isso é importante sempre verificar o rótulo”, destacou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários