Bahia

Investimento do Governo do Estado preserva tradição das bandas e fanfarras escolares

O evento destacou o talento dos jovens músicos e reforçou a importância do investimento contínuo na Educação e na Cultura.

Investimento do Governo do Estado preserva tradição das bandas e fanfarras escolares
Fotos: Amanda Chung – Ascom/SEC

O ritmo e a alegria das bandas e fanfarras de quatro unidades da rede estadual de ensino tomaram conta das ruas do bairro de São Caetano, na manhã de sexta-feira (19), durante a terceira etapa do Intercolegial de Bandas e Fanfarras. O evento destacou o talento dos jovens músicos e reforçou a importância do investimento contínuo na Educação e na Cultura. A integração entre escola, família e comunidade foi fortalecida com a programação realizada nas dependências do Colégio Estadual Desembargador Pedro Ribeiro, unidade escolar anfitriã do dia, que promoveu rodas de conversas e reflexões sobre tolerância, dignidade menstrual, masculinidade tóxica e estímulo à cultura da paz.

📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos

A iniciativa promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) e que já está gerando resultados significativos, é fruto dos investimentos do Governo do Estado, que, recentemente, disponibilizou 197 kits de instrumentos, totalizando R$ 7,8 milhões de investimento através de recursos do tesouro e de emendas parlamentares. O impacto positivo dos recursos direcionados ao desenvolvimento das bandas e fanfarras escolares foi constatado durante os festejos do 2 de Julho, quando as ruas do Centro Histórico de Salvador serviram de cenário para a apresentação de 26 grupos da rede estadual de ensino, que participaram do 2º Festival de Fanfarras e Balizadores e conquistaram as principais premiações, sendo quatro entre as cinco finalistas.

Investimento do Governo do Estado preserva tradição das bandas e fanfarras escolares
Fotos: Amanda Chung – Ascom/SEC

Ao desfilarem pelas ruas do bairro de São Caetano, os 250 estudantes dos colégios estaduais Desembargador Pedro Ribeiro (a unidade anfitriã); Raul Sá, no bairro de Mussurunga; Edvaldo Boaventura, no Stiep; e Helena Matheus, em São Cristóvão, levaram uma mensagem de alegria, que contou com a participação de familiares, moradores e comerciantes da região, integrando ações educativas com a sonoridade dos diferentes instrumentos musicais e a beleza das coreografias das balizas. “Estamos transformando a vida desses meninos e meninas. Essas atividades têm reflexos na melhoria do aprendizado. O aluno se sente acolhido pela escola, cujo ambiente é de confraternização, de alegria e amizade”, explica a diretora da unidade, Elneide Jesus Ariany.

À frente da fanfarra, o estudante do 3º ano do Ensino Médio, João Vitor Silva, observa todos os movimentos dos colegas, antes mesmo de começar a apresentação. Como mór da banda, ele faz a ligação entre o maestro e os demais integrantes, liderando e mantendo o ritmo e a batida do tempo com o uso do bastão. “Durante três dias da semana, realizamos os ensaios. Participar da banda e da fanfarra é como o convívio em família, em que conversamos sobre nossos problemas, ouvimos conselhos, apoiamos uns aos outros. Aqui é um verdadeiro aprendizado para a vida”, avalia.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários