Bahia

Salvador é a cidade do Brasil com maior número de mortes por intervenção policial

Foram 457 mortes decorrentes de violência praticada por agentes.

Polícia Militar da Bahia
Foto: Divulgação/PM-BA

A cidade de Salvador apresentou os maiores números de letalidade policial do Brasil em 2023. Foram 457 mortes decorrentes de violência praticada por agentes. No mesmo período, a Bahia registrou 1.699 mortes por intervenção de agentes de segurança no estado, de um total de 6.393 registros do país; ou seja, um a cada quatro óbitos do país.

📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos

Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado nesta quinta-feira (18). O município de Jequié, no sudoeste do estado, aparece como a cidade mais violenta do Brasil, com 46,6 mortes a cada 100 mil habitantes provocadas por policiais.

Segundo Samira Bueno, diretora executiva do Fórum, a violência observada na Bahia é fruto de disputas do crime organizado. São grupos que se aliam a facções como o Primeiro Comando da Capital (PCC) ou o Comando Vermelho (CV), e travam batalhas por território. As mortes causadas por policiais se dão, em boa parte, pela sua interferência nestas disputas.

PERFIL DOS MORTOS

No quesito de mortes relativas, a Bahia só perde para o estado do Amapá, que possui 23,6 óbitos por violência policial a cada 100 mil habitantes. No entanto, o número absoluto de mortes no estado é de 173, quase um terço dos números de Salvador, com 457 mortes apenas em 2023.

Fonte: Bahia Notícias, parceiro do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
4 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Natanael da Silva Andrade

Por falar em segurança pública, porque será que desde 2023, não se noticia mais apreensão de carretas e mais carretas carregadas de drogas pelas rodovias que cercam nossa cidade? É, o amor venceu e quem ama não combate o tráfico!

Gil

Já fui fã de SSA mas hoje, Deus me livre.

Antonio carlos

ESQUECERAM DE DIZER QUE A CIDADE COM MAIS FACÇÕES CRIMINOSAS DOMINANDO A VIDA DE 24 HORAS

Anônima

Esse tipo de reportagem não era nem pra ser feita se hoje o criminoso não está respeitando a polícia da nisso veja até um policial é assaltado hoje na Gabriel levaram a arma de um sorte que foi recuperada