Uma rebelião envolvendo internos da Comunidade Socioeducativa Juiz Melo Matos, em Feira de Santana, deixou três monitores e três adolescentes feridos. O movimento aconteceu na noite de ontem, por volta das 20h:40min, numa tentativa de fuga em massa, envolvendo 48 internos da unidade.
Um dos internos, Thiago Pereira, de 17 anos, foi baleado na cabeça e permanece no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA)em estado grave.Há informações de que o jovem teve morte encefálica, mas ainda não foi confirmado. Outro adolescente foi ferido na cabeça e no braço com uma arma artesanal. Os monitores feridos receberam atendimento médico e foram liberados.
Segundo a diretora adjunta da Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC), Roberta Sampaio, os adolescentes fizeram monitores como reféns, quebraram aparelhos de televisão, grades, janelas, portas e bebedouros e destruíram colchões, deixando espaços da unidade bastante danificados. Sem condições de conter a rebelião, a equipe da instituição acionou a Policia Militar.
Durante entrevista ao repórter Ney Silva, no programa Acorda Cidade, na Rádio Sociedade AM de Feira de Santana, o diretor da unidade, Pablo Gonçalves da Silva, informou que houve uma reunião com a equipe técnica e a coordenação de orientadores. Cada caso será avaliado para que sejam tomadas medidas em relação àqueles que lideram o movimento.
A instituição, que trabalha com aplicação de medidas socioeducativas para adolescentes infratores em Feira de Santana, possui três pavilhões e uma capacidade para até 70 internos.
Andréa Trindade