O arcebispo metropolitano de Feira de Santana, dom Itamar Vian, e o cantor e professor José Rodrigues Sobrinho estiveram reunidos para discutir a proposta de mudar o Dia das Crianças, tradicionalmente comemorado em 12 de outubro, data em que também se festeja a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. A Igreja Católica aceitou a sugestão e vai levar a proposta para Brasília.
Inicialmente a data sugerida foi 15 de novembro – Dia da Proclamação da República, também feriado – que segundo dom Itamar Vian já é adotada em muitos países. Mas em entrevista ao repórter Ney Silva, na manhã desta quarta-feira (14), J. Sobrinho apresentou outra alternativa: estabelecer o Dia das Crianças no primeiro ou segundo domingo de outubro, a exemplo do Dia dos Pais, que é no segundo domingo de agosto.
A separação das comemorações será defendida durante reunião de 30 bispos representantes da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e parlamentares, nos próximos dias 19, 20 e 21. O argumento dos defensores da proposta é que a mobilização comercial em torno do Dia das Crianças tem ofuscado as homenagens à padroeira do Brasil.