Foi realizada na manhã desta quinta-feira (11) a inauguração do centro cirúrgico e da reforma da recepção da emergência do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), em Feira de Santana. De acordo com o prefeito Colbert Martins da Silva, foram investidos 3 milhões de reais nessa obra, que segundo ele, vai aperfeiçoar e ampliar os atendimentos.
📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp
“O Hospital da Mulher é o hospital que mais faz parto na Bahia. Há uma pactuarão com 78 municípios, muitos deles não pagam sua participação, deixam mulheres na hora de parir aqui na porta. Esse é um hospital porta aberta e por isso a gente se orgulha muito. Estamos ampliando esses atendimentos através dessas melhorias”, destacou o prefeito ao Acorda Cidade.
A presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, destacou que as mudanças trarão mais modernidade para o hospital, além de ampliar a capacidade de cirurgias eletivas de ginecologia. Segundo ela, diariamente a unidade de saúde atende uma média de 450 mulheres.
“Reestruturamos o piso, fizemos toda uma adequação. Foram cerca de 3 meses de obra e nessa estruturação estamos entregando um novo centro cirúrgico com cinco salas. É um investimento importante, com 100% dos equipamentos novos, modernos, como ultrassom portátil, berço aquecido, carrinho de anestesia, então tudo isso vem para somar. Também vamos fazer algumas adaptações, porque a partir do dia 22 de julho a gente começa uma ampla reforma do centro obstétrico”, informou.
Andrea Alencar, que é obstetra e diretora médica do Hospital da Mulher, destacou ao Acorda Cidade que o novo centro cirúrgico vai melhorar bastante a assistência obstétrica e ginecológica.
“Essas mudanças vão ajudar a ampliar nossa capacidade de atender pacientes e também a possibilidade de prestar uma melhor assistência. A grande maioria do nosso atendimento é cirurgia obstétrica e partos normais. Realizamos cerca de 7 mil partos por ano”, afirmou.
O novo centro cirúrgico do Hospital da Mulher leva o nome de Nilma Lazara de Almeida Cruz Santos, que trabalhou muitos anos na unidade de saúde. A família dela esteve presente ao evento de inauguração e agradeceu pela homenagem.
“É uma honra muito grande para nossa família saber que ela sempre foi reconhecida, ela que viveu a medicina, lutou pelos pacientes, foi professora da Uefs, deixou um legado imenso aqui no Hospital da Mulher, onde ela trabalhou desde o início. Então é uma alegria imensa saber que ela está sendo eternizada aqui no hospital”, agradeceu Maria de Fátima de Almeida Cruz, que é irmã de Nilma.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram