Feira de Santana

Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência deve se reunir com empresas do transporte público 

A nova presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, Rosilene Oliveira Costa, falou ao Acorda Cidade.

Casa dos Conselhos
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Foi realizada nesta quarta-feira (10), na Casa dos Conselhos, localizada no bairro Kalilândia em Feira de Santana, uma reunião para deliberar a criação de comissões que cuidam das questões das pessoas com deficiência no município. A nova presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, Rosilene Oliveira Costa, falou ao Acorda Cidade sobre os objetivos e as demandas que tem pela frente no biênio, de 2024 a 2025. Uma das primeiras ações será um encontro com as empresas do transporte público para buscar a promoção de mais acessibilidade.

📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp

“A principal demanda do conselho hoje foi a formação das comissões, como a de ética que é para visitar a parte de acessibilidade e a parte de comunicação. Hoje nós conseguimos formar com conselheiros e também todas as comissões têm pessoas com deficiência”. 

presidente do CMPD
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Um dos problemas que sempre está em discussão e é um grande desafio a se enfrentar é a questão da mobilidade urbana em Feira de Santana, principalmente o estado do transporte coletivo.

Segundo Rosilene, algumas linhas com elevadores especiais para pessoas com deficiência já foram conquistadas pelo conselho em diálogo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), mas ainda há muito o que transformar pela cidade, como rampas adequadas. 

“Hoje nós tivemos a aprovação da reunião do conselho com as empresas de ônibus para que eles possam expor algumas necessidades que as pessoas com deficiência tem e eles falarem também o que eles podem fazer. Outra coisa que a gente está lutando muito é sobre essas rampas, para ter um padrão certo para rampas, para que eles possam ir e vir sem ajuda de ninguém, que é isso que é mobilidade, eles poderem se locomover como qualquer outra pessoa que não tem deficiência”.

Casa dos Conselhos
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A presidente ressaltou que muitas dessas rampas encontram-se sem manutenção e inadequadas.

“O pessoal faz a rampa por fazer e não cabe uma cadeira de rodas porque pela largura tem um problema entre o asfalto e o passeio. A cadeira de rodas tem um buraco no meio, então a pessoa com deficiência tem essa grande dificuldade”.

Ainda segundo a presidente, o conselho permaneceu sem atividades por um longo tempo e agora, com a formação das novas comissões, o trabalho poderá incentivar e garantir os direitos das pessoas com deficiência, além da promoção da inclusão social. 

“Hoje o nosso principal ganho é que na lei de mobilidade pública tem dizendo que a pessoa com deficiência tem que ter um relatório de um médico da rede pública de Feira de Santana e a gente já encaminhou para câmara que seja alterado para um relatório médico que não seja público de Feira de Santana, porque médico é médico em qualquer lugar”. 

Casa dos Conselhos
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A participação popular e principalmente das pessoas que são afetadas diariamente pela falta de acessibilidade tem o espaço de extrema importância no conselho. É ouvindo as pessoas com deficiência que se garante políticas públicas adequadas às suas necessidades.  

“Temos ouvido todas as solicitações, participamos de grupos como a blitz da acessibilidade onde tem pessoas, profissionais, políticos que tratam desse assunto, de acessibilidade, de pessoa com deficiência todos os dias. Todas as pessoas com deficiência chegam ao conselho, são bem atendidas, trazem sua demanda, a gente tenta resolver da melhor forma possível e a gente está atento a qualquer tipo de violação de direito da pessoa com deficiência”, explicou. 

Quem participa sempre das discussões é Gihad Couto Cardoso, mãe de uma PCD. Ela disse ao Acorda Cidade que é importante participar para tentar resolver conforme as necessidades de cada um. 

“A acessibilidade no transporte público é o que mais deixa a desejar. Alguns órgãos também estão precisando de acessibilidade, mas nesse momento é o transporte público é prioridade. O elevador, muitos funcionam, mas às vezes a gente pega ele, quando ele já está voltando o elevador não está funcionando. E para de funcionar de manhã, de tarde ainda está sem funcionar. Não tem a manutenção correta”. 

Casa dos Conselhos
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Quando os elevadores não funcionam, Gihad relatou que é preciso carregar a filha, Islândia Ferreira Couto, nos braços ou aguardar um ônibus que funcione. 

“Muitas vezes eles vão testar e chega na hora não está funcionando ou para de funcionar quando começa a usar o elevador para subir”, relatou. 

Uma das iniciativas de mobilidade do conselho é o aplicativo Cittamob Acessibilidade, lançado em maio deste ano. A ferramenta de geolocalização auxilia na locomoção de pessoas com deficiência.  

A presidente ainda salientou que durante a sua atuação pretende trabalhar para garantir os direitos das pessoas com deficiência, mas também levar transparência das ações e conhecimento às pessoas para que muitos outros segmentos possam se unir à luta. 

“Nossa luta é com a garantia de direitos, além disso, o conhecimento, a transparência de tudo que a pessoa com deficiência tem direito. Estamos formulando uma cartilha para ele saber até o que ele tem direito, a gente está com a Apae justamente para publicar quem tem necessidade de cadeira de rodas, aortas, prótese, a gente está divulgando também como fazer pra gente divulgar e dá assistência a todo PCD que chega querendo saber como tem acesso ao Passe. É uma luta mesmo constante e a gente está fazendo o melhor porque a gente acabou de chegar também”. 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também: Conselho apresenta aplicativo que auxilia locomoção de pessoas com deficiência em Feira

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários