A alegria e a irreverência tomou conta das ruas do centro de Feira de Santana no último domingo (7), com o tradicional Bando Anunciador 2024. A festa é um verdadeiro desfile de fantasias. Teve super-heróis, princesas, personagens de desenho, homenagens aos servidores públicos, um pouco de tudo que se pode imaginar. Quem não perdeu a oportunidade de se fantasiar por mais um ano foi o influenciador Clésid Rangel, que chamou atenção pela roupa impecável de Fred Flintstones.
📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp
O professor de arte, de 38 anos, natural da cidade de Maragogipe, já esteve em oito edições do bando. Ele chegou em Feira de Santana em 2014 e se apaixonou pela festa. Formado em Comunicação Social e Artes Visuais, ele usa as redes sociais para produzir conteúdo sobre suas viagens, turismo e humor.
“Como eu vim de uma cidade muito pequena, Maragogipe, eu ainda estava me estruturando em Feira para depois começar a desfrutar dessa parte cultural que é algo que eu valorizo muito, principalmente por ter vindo de uma cidade multicultural. Maragogipe hoje tem o Carnaval reconhecido como Carnaval imaterial, nacionalmente falando”, contou.
Até aqui já se percebe que Rangel é um experiente em festa. Ao longo das oito edições e dos festejos que ele já participou, como no Embalo d’Ajuda, na cidade de Cachoeira, não lhe faltou criatividade. Além disso, o professor tem uma carta na manga, ele é filho de uma costureira e artesã que ajuda a produzir as melhores fantasias.
“Todos os anos que participo do bando eu tento trazer um pouco de irreverência, de criatividade, frutos da minha herança familiar, uma vez que a minha mãe é artesã e costureira e desde pequeno a nossa família é responsável também pela confecção das fantasias carnavalescas do carnaval da minha cidade. E eu sei que como professor de arte e também como artesão, filho de artesã, fazia de tudo um pouco. Então, a construção ela sempre é pensada para que a fantasia tenha um destaque além do personagem normal e comum que ela já apresenta. Para que possa trazer criatividade, para que possa chamar atenção e para que o público possa se entreter”, revelou.
Para além da fantasia, Rangel se vestiu de Fred Flintstones para homenagear o desenho e resgatar essa memória tão alegre na vida de muita gente. Querendo se destacar na multidão, ele fez uma coxa enorme de frango, de quase 1 metro, item muito comido pelo personagem.
“As pessoas assim que me avistaram chegar no evento ficaram deslumbradas com o tamanho da coxa nas minhas mãos e a roupa por si só chamava atenção por ser laranja. Muita gente confundiu, achava que era o Capitão Caverna, que era o homem das cavernas, que era Bambam que também faz parte dos Flintstones e eu digo isso porque muita gente não conhece o personagem a fundo por não ser desta época. Eu tenho trinta e oito anos. Assisti os Flintstones quando tinha oito, nove, dez anos”.
No percurso, ele também encontrou outros Freds.
Rangel já foi de príncipe, morcego, marinheiro, Peter Pan, em grupo com os Minions e uma que também se destacou bastante foi de mímico. Suas fantasias chegam a estampar os veículos de comunicação e as redes sociais como convite para a festa. No ano passado ele se fantasiou de Mário Bros e Luigi, com a fantasia de casal com o seu companheiro.
Entre o trabalho e o tempo para confeccionar a roupa, ele teve uma semana para fazer. Rangel enviou o tecido para a mãe costurar o vestido. Os adereços da fantasia ele mesmo produziu. Ele gastou R$ 40 reais com o material. Mas não pense que a mamãe ficou de fora, direto de Maragogipe ela e a irmã do professor vieram participar.
Ele também conta com seus seguidores que dão dicas e ideias dos personagens.
“Eu criei todo um cenário no meu Instagram para que o público interagisse durante esse período dessa semana da confecção. Eu colocava dicas, pedaços da imagem do pano, de acessórios para que as pessoas tentassem descobrir qual era a fantasia deste ano, uma vez que todos os anos que eu faço fantasia, o meu público de 18 mil seguidores lá no Instagram participa contribuindo assiduamente com dicas, ideias e gerando sempre esse clima de suspense. O que é que Rangel vai trazer para os próximos anos?”, contou.
Ele não estava descalço, mas muita gente solicitou que ele retirasse o chinelo para fazer a foto ainda mais fidedigna ao personagem. Não faltou alegria, felicidade e muitos bons encontros proporcionados pela festa. Agora, que venha 2025 para reviver toda essa felicidade outra vez.
“Estou muito feliz com a repercussão não só aqui no Acorda Cidade que já é uma plataforma que me acompanha há muito tempo, mas como todas as outras que encontrei durante o percurso do evento o qual me procuraram para registrar imagens, para entrevistas e para valorizar um pouco dessa cultura artística que veio comigo e se desenvolveu ao longo do tempo por questões familiares, pela minha estrutura artística, familiar, seja da minha mãe, das minhas tias, dos meus primos e dentro hoje da profissão que eu exerço como professor de artes visuais”, finalizou.
Com informações da jornalista Iasmim Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram