Tecnologia

Vendas mundiais de PC caíram na temporada de compras de fim de ano

É a 1ª vez em 5 anos que houve diminuição na venda de PCs no período. Mercado de PCs segue recuando ante os dispositivos móveis, diz estudo.

 

Acorda Cidade
 
As vendas globais de PCs na temporada de Natal caíram pela primeira vez em mais de cinco anos, de acordo com o relatório da empresa de análises do setor IDC.
 
O novo sistema operacional Windows 8, da Microsoft, não estimulou os consumidores e muitos optaram por tablets e smartphones.
 
Em termos mundiais, as vendas de computadores pessoais totalizaram 89,8 milhões de unidades no último trimestre de 2012, 6,4% a menos que no mesmo período do ano anterior.
 
No passado, um novo sistema operacional da Microsoft tendia a estimular um surto de vendas de PCs, mas os fabricantes atualmente não estão conseguindo lançar máquinas atraentes o suficiente no mercado, disse o IDC.
 
“Os consumidores, assim como os vendedores e distribuidores, dividem as vendas de PCs com a crescente demanda de tablets e smartphones. O mercado dos PCs continua recuando ante os dispositivos móveis e uma contínua crise econômica”, concluiu o estudo.
 
Os números foram um pouco piores que o esperado e marcaram o pior resultado da indústria em mais de cinco anos, quando a economia global estremeceu e entrou na pior recessão desde a Segunda Guerra Mundial.
 
Em todo o ano de 2012, a indústria vendeu 352 milhões de PCs, 3,2% a menos que em 2011. Segundo o IDC, esta foi a primeira queda anual desde 2001, quando o mercado sofreu recuo após os ataques de 11 de setembro contra os Estados Unidos. O IDC prevê um crescimento de 2,8% nas vendas de PCs em 2013. As informações são do G1.
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários