Em assembleia realizada nesta quinta-feira (5), os médicos PJ contratados por empresas terceirizadas que atuam nas unidades de saúde do município de Feira de Santana decidiram que poderão iniciar a restrição de atendimentos das fichas verdes e azuis e dos procedimentos eletivos nas unidades geridas pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGM) a partir da 00h do dia 11 de julho de 2024.
📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp
Conforme publicação feita pelo Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed), os profissionais de saúde apontam que as condições de trabalho nessas unidades “estão cada vez mais insustentáveis”.
Durante a assembleia, foram relatados problemas estruturais na policlínica de Humildes, além da falta de insumos básicos, medicamentos e a crescente insegurança. Outro fator determinante para a decisão dos médicos foi o atraso constante na remuneração.
Segundo o sindicato, os honorários referentes ao mês de maio de 2024, por exemplo, ainda não foram pagos, mesmo após inúmeras tentativas de negociação e um acordo firmado no Ministério Público do Trabalho (MPT) para o pagamento dos médicos, que foi descumprido pelos gestores do IGM e do município.
A entidade informou também que os atendimentos só retornarão à normalidade quando a pauta dos médicos for atendidas.
“O Sindimed permanece atento e continuará cobrando dos gestores a resolução dos problemas denunciados pelos médicos de Feira de Santana. Os atendimentos só retornarão à normalidade quando houver uma solução para essa situação insustentável e inaceitável.”
O que diz a Prefeitura de Feira de Santana
A Prefeitura de Feira de Santana informa que a empresa responsável pelo pagamento dos médicos PJ, o Instituto de Gestão e Humanização (IGM), não entregou toda a documentação necessária para a liberação do processo de pagamento referente ao mês de maio de 2024. A Secretaria de Saúde já cobrou a entrega desta documentação, e o IGM se comprometeu a fornecê-la na próxima semana. Com a documentação completa, a Prefeitura encaminhará o processo para a realização do pagamento.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram