Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), esteve em Feira de Santana na manhã desta segunda-feira, 1º de julho, para realizar diversas entregas e investimentos em todo o estado. Em seu discurso, o presidente falou sobre os novos recursos, reconheceu o trabalho de seus ministros, deputados e apoiadores do seu mandato, bem como falou sobre diversos assuntos para o desenvolvimento do país, como a união do município, estado e governo federal.
📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp
“Não é possível esse país dar certo se a gente fizer uma governança sem a participação dos entes federados, a prefeitura, o estado e o governo federal são importantes. Porque de todas as políticas públicas desse país, 90% delas tem o dedo do governo federal e é bom que seja assim”.
O presidente destacou a ferramenta ComunicaBR, que permite acompanhar dados das principais obras do governo federal. Ele afirmou que divulgar o uso do dinheiro público é um “compromisso moral, político e ético” com o povo brasileiro.
Lula não concedeu entrevistas à imprensa, mas discursou por aproximadamente 20 minutos falando sobre os investimentos e as ações do seu governo. Na oportunidade, ele destacou o trabalho do Ministro da Casa Civil, Rui Costa e dos demais políticos baianos que estão ao seu lado.
“Não é fácil a gente manter uma relação civilizada e democrática pelo bem das pessoas. Por isso eu estou aqui hoje para tentar mostrar para vocês que graças a Deus, a Bahia me deu Rui Costa para trabalhar na Casa Civil, porque ele trabalhou com Jaques Wagner, foi governador e ele trabalha com uma equipe. Junto dele tem uma mulher que é de Santo André, em São Paulo, a Miriam Belchior, juntos eles formam uma dupla diária, quase que imbatível, melhor que Romário e Bebeto, porque eles não deixam nada escapar. Nenhum ministro conta uma mentira para mim que o Rui e Miriam não desminta. A equipe que ele montou é a certeza que eu posso dormir tranquilo que ninguém vai me dar uma rasteira”.
Lula ainda falou sobre a importância dos deputados fazerem a oposição através do debate, respondendo às afrontas colocadas nos plenários.
“Não há nada que a gente não possa dar resposta, não temos que levar desaforo para casa. Porque tem mosquitinho que não vale uma titica de cachorro. Menos que a gente faça, a gente já faz muito mais que eles. Sabem porque as coisas têm dado certo? Não é porque Lula é pai dos pobres, o Lula não é nada, sabe o que eu sou? Eu sou vocês, que me fizeram ser assim. Fomos eleitos para cuidar do povo brasileiro”, declarou o presidente.
O presidente ainda ressaltou que partidarismos, idealizações pessoais e políticas não devem interferir nos planos para o crescimento da cidade.
“Eu quando quero fazer uma coisa para o Estado e para uma cidade, não me preocupa se o prefeito é evangélico, se ele é católico, se ele é ateu, não quero saber se ele torce para o Vitória ou para o Bahia. Eu quero saber se o povo necessita daquele dinheiro para fazer benefício para o povo”, disse Lula.
Lula ainda declarou o quanto está vivendo um bom momento na sua vida e a alegria que é poder governar o país pelo seu terceiro mandato. Ele até cantarolou uma música que faz recordar da Bahia.
“Eu nunca tive um momento espiritual melhor do que eu estou hoje. Eu estou vivendo um período da minha vida que eu acho que é um período pleno. Nada me aborrece. Nada me deixa perder uma hora de sono. Eu tenho certeza absoluta de que eu voltei a governar esse país para provar mais uma vez que a gente não precisa só de diploma para governar. A gente precisa de caráter, compromisso, precisa de vergonha e é isso que eu adquiri de vocês. É isso que vocês me deram e é por isso que a gente está aqui ainda mais que vocês elegeram um governador simpático como o Jerônimo”, declarou.
Lula ainda revelou que vê o governador em reuniões com Rui Costa para trazer investimentos ao estado. “Eu vivo agora fiscalizando que o Rui Costa é chefe da Casa Civil. E quando eu falo assim, nós vamos fazer investimento no Brasil e manda o Rui Costa preparar, eu fico de olho para saber se ele vai se colocar, porque de vez em quando eu vejo o Jerônimo lá visitando ele. Aí eu falo, veio pegar o dinheiro e levar a obra para a Bahia. E eu quero dizer que nós vamos fazer o que for necessário.”, disse o presidente da República.
Já em finalização do seu discurso, ele reforçou a importância dos poderes atuarem juntos para trazer mais benefícios para a população.
“E eu quero dizer para vocês que estejam certos. Nós vamos melhorar a vida desse país. Nós vamos melhorar a vida do nosso povo, a gente vai fazer mais aumento do salário mínimo, a gente vai fazer mais os benefícios que as pessoas têm direito, a gente vai cuidar dos pobres, a gente vai cuidar das pessoas menores, a gente vai cuidar daquelas pessoas que precisam, é por isso que eu quero dizer para vocês, esse coração aqui é um coração de mãe que cabe todos vocês dentro, a hora que vocês derem e quando vocês precisarem. Prefeitos não se esqueçam de mandar a demanda para o governo federal. Aqui o prefeito da Bahia passa é só entregar ao governador, manda ele entrega ao Rui, ele entrega para mim e você reserva o benefício? Tá? É isso que vai acontecer”.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Leia também:
Governador da Bahia fala sobre necessidade de reconstrução cultural e combate à fome
“Cuidar de gente voltou a ficar na moda”, diz deputado federal em evento com presidente Lula
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram