Viva São Pedro Viva São Paulo

Dia de São Pedro e São Paulo: Frei Jorge Rocha explica significado da data

São Pedro, segundo Frei Jorge Rocha, foi o santo de confiança de Jesus Cristo.

Frei Jorge Rocha
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Após os festejos de São João, cuja data é celebrada no dia 24 de junho, todas as atenções são voltadas para o Dia de São Pedro, comemorado no dia 29 do mesmo mês, mas é também neste dia, em que é celebrado o Dia de São Paulo.

📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp

Estas são festividades típicas da Igreja Católica, em honra ao martírio dos apóstolos São Pedro e São Paulo, principais líderes no surgimento da Igreja Cristã.

A origem desta celebração é muito antiga e, supostamente, ocorre em 29 de junho, pois teria sido a data do aniversário de morte e do translado das relíquias de ambos os santos.

A reportagem do Acorda Cidade conversou com Frei Jorge Rocha, superintendente da Fundação Santo Antônio, responsável pelas emissoras de rádio Princesa FM e Sociedade News FM, em Feira de Santana.

De acordo com o frei, os santos são considerados como grandes colunas da Igreja Católica.

“Neste dia muito especial em que nós celebramos São Pedro e São Paulo, é importante que nós o celebremos fazendo uma grande memória destes dois grandes santos da igreja. São Pedro e São Paulo são considerados assim como colunas da igreja. Colunas nesse sentido, mesmo de sustentação da igreja. São Paulo, coluna da igreja, no sentido de que ele é aquele que reverbera, anuncia a palavra do Senhor, onde quer que se encontre pessoas, é o fundador de comunidades, um apaixonado por Cristo, um missionário por excelência. De tal maneira que nós poderíamos dizer que, historicamente, a difusão do cristianismo se dá pelo apaixonamento de São Paulo por Cristo e cumprindo, literalmente, ‘ide pelo mundo inteiro e pregai o evangelho a toda criatura'”, afirmou.

São Pedro, segundo Frei Jorge Rocha, foi o santo de confiança de Jesus Cristo.

“Pedro, por sua vez, é aquele símbolo da autoridade, das chaves, a quem o Senhor confiou a sua igreja. ‘Toma conta das minhas ovelhas, aqueles a quem perdoar, serão perdoados’. Enfim, Pedro é o símbolo da autoridade, do magistério da igreja. Este magistério da igreja é o magistério continuado, fundador desta autoridade. Ele é primeiro papa, ele é, e por conseguinte, hoje papa Francisco, é a atualização da figura de Pedro”, declarou.

Ainda de acordo com o superintende, os homens e as mulheres precisam lembrar que são eles, quem defendem e difundem o evangelho de Jesus Cristo.

“Neste dia de hoje, vamos celebrar Pedro e Paulo com muita alegria, santo do cristianismo, santo da nossa igreja, para que nós possamos cada vez mais, está na obediência de Pedro, lembrando a figura do santo padre, o Papa Francisco e, na missionariedade de Paulo, lembrar que nós somos homens e mulheres que difundem e que defendem o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo ao dizermos ‘viva São Pedro, viva São Paulo’, não é apenas um viva, é um viva que traz as consequências, isto é, a imitação que esses dois fizeram, nós também queremos fazer, obedecer ao santo padre e sermos missionários e missionárias de nosso Senhor”, concluiu.

Com informações da jornalista Iasmim Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários