Na manhã desta quinta-feira (27), a secretária de Educação do Estado, Rowenna Brito, participou do Programa Acorda Cidade, pela Rádio Sociedade News FM, 102.1, para apresentar o balanço do primeiro semestre da educação na Bahia. Na oportunidade, a gestora pontuou sobre os investimentos nos colégios de tempo integral, incluindo, a terceira, que deve ser inaugurada em Feira de Santana, além de destacar outras tratativas como a grande adesão de estudantes ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste ano.
📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp
Rowenna iniciou destacando os avanços da educação na região do Portal do Sertão, além dos desafios gerais da pasta.
“Estamos falando de um investimento aí em obras físicas de 200 milhões aproximadamente entre novas escolas, escolas modernizadas, ampliações, mas os desafios vão para além da infraestrutura física, passam pela formação de professores, dos desafios, eles passam também pela permanência dos nossos estudantes nas unidades escolares, mas a gente tem feito um bom trabalho. A exemplo desse nosso bom trabalho feito na educação do estado, além das entregas de infraestrutura física, a gente teve um aumento de mais de 30% de estudantes inscritos no Enem. Então isso é um número recorde para nós. Nós saímos de 80 mil estudantes inscritos da rede estadual para 120 mil estudantes que são aqueles estudantes do último ano do ensino médio”, pontuou.
Este ano, através do Programa Pé-de-Meia do governo federal, o estudante que realizar o exame terá o valor de R$ 200 disponibilizado.
Na última quinta-feira (20), a secretária esteve em Feira de Santana visitando algumas unidades escolares que estão ou pretendem ser reformadas. No mesmo dia, ela realizou mais uma entrega de Colégio em Tempo Integral, em Irará.
“O que vi e o balanço que eu faço, é de muitas boas entregas para o território do Portal do Sertão, mas sobretudo em Feira de Santana. Comunidades escolares vivas, unidades com muitos estudantes. Eles estavam preparando para os festejos juninos e lá no Carminda, por exemplo, eu cheguei à noite e a escola estava com os estudantes se organizando, arrumando as salas de aula para suas confraternizações juninas. Nós entregamos no último período já em Feira de Santana, duas novas unidades escolares desse nosso novo padrão”, destacou.
A próxima escola que deve ser inaugurada na cidade é o Colégio Estadual de Tempo Integral Prof. Ana Angélica, no antigo terreno do Derba, além de outras unidades que já estão passando por reformas. A previsão é que dentro de um mês seja entregue.
Segundo a secretária, novas licitações estão sendo estudadas, como uma nova unidade escolar no distrito de Matinha.
“Já entregamos escola em Amélia Rodrigues, Ipecaetá, tem escola pronta para entregar em Anguera, Conceição da Feira também, em Conceição do Jacuípe está em execução, Antônio Cardoso, Santa Bárbara e Santanópolis também”, disse.
A secretária destacou o quanto o novo modelo implementado do SEC, de educação integral, traz segurança para os alunos e garante o direito de ter o espaço adequado para estudar. Já foi inaugurada 50º escola desse modelo no estado.
“Eu sou fruto da escola pública e sou professora da rede estadual. Não é só o projeto arquitetônico, mas o projeto pedagógico, da mãe, da tia, da avó sair e deixar seu filho em um lugar seguro, que permite que aquele estudante amplie seu tempo de aprendizagem e estude, Português, Matemática, Geografia, História, Física, mas eles também aprendem a garantia dos seus direitos, eles desenvolvem atividades corporais esportivas, a parte lúdica e cultural, então, além da segurança de terem um filho ali sete horas por dia, a mãe pode ir para o trabalho e saber, ‘meu filho está protegido. Está cuidado. Meu filho está aprendendo’. Garantimos alimentação segura para os estudantes e alimentação segura significa garantir uma refeição que ele tenha um balanço nutricional”, disse.
Segundo a secretária, este ano, foram disponibilizados aos estudantes da rede estadual, 148 mil tablets pedagógicos para desenvolver a leitura e outros idiomas, através do aplicativo Duolingo. Ela falou sobre outros investimentos na área de tecnologia e acessibilidade.
Foram adquiridos 1.398 óculos Orcam, um investimento de R$ 3,6 milhões destinados para contemplar estudantes cegos ou de baixa visão da rede. Rowenna Brito também comentou sobre investimentos na área de tecnologia e acessibilidade.
“Entregamos também para eles, e esse equipamento me emociona muito, um equipamento para estudante cego ou com baixa visão que é um óculos inteligente, que ajuda o estudante a ir ao mercado fazer a compra, reconhecer o produto que está na prateleira ou reconhecer uma cédula de dinheiro, ajuda o estudante a ter mais autonomia que é um óculos Orcan”, afirmou.
Durante a entrevista, a secretária foi questionada por ouvintes do cadastro reserva do concurso SEC Bahia 2022, quando será realizada, ainda este ano, uma nova convocação.
“Prorrogamos esse concurso já, porque temos a clareza, que queremos convocar todos os profissionais habilitados em concursos, óbvio que a gente tem limitações. Agora nesse primeiro semestre, nós convocamos e nomeamos 657 profissionais. Não será em agosto, mas acalmem o coração porque estamos garantindo para ter professor em todas as nossas escolas”, declarou.
2 de Julho
Na próxima terça-feira, 2 de Julho, a Bahia vai celebrar o seu 201º aniversário de Independência. Na última terça-feira (25), o Governo do Estado deu início às comemorações na cidade de Cachoeira, cidade que se tornou capital da Bahia por um dia, justamente pela participação na história da Independência do estado.
O governador, Jerônimo Rodrigues, provocou o Ministério da Educação, a respeito da inclusão da história da Independência da Bahia nas escolas, partindo do reconhecimento do povo cachoeirano, negros, indígenas e quilombolas, como importantes norteadores da luta.
Na oportunidade, a secretária citou também sobre outro ponto levantado pelo governador, que foi a aprovação de uma resolução pelo Conselho Estadual da Educação ratificando a necessidade de se implantar a história da Independência do Brasil e na Bahia, as lutas do 2 de Julho e do 25 de junho no currículo das escolas baianas.
“Sejam elas privadas, sejam elas públicas. Mas isso precisa passar por dentro do currículo para a verdadeira história ser contada para todas as nossas juventudes. E para que a gente não perca nosso lugar de identidade na história do Brasil. Então, além disso, a gente tem os desfiles das nossas fanfarras que todo mundo fica emocionado e muito feliz, nós estamos falando aí só no interior de 166 fanfarras que irão desfilar ao longo do 2 de Julho. Em Salvador, teremos 40. Serão mais de dois milhões de investimento para gente poder fazer uma grande festa do 2 de Julho em Salvador e no interior da Bahia também”, destacou Rowenna. Escolas estaduais que queiram formar suas fanfarras devem procurar o Núcleo Territorial da região para dialogar a possibilidade.
Cursos Técnicos
Hoje (27) também é o último dia de inscrições nos cursos técnicos disponibilizados para estudantes egressos do ensino médio. São mais de 14 mil vagas em 44 cursos de nível médio da Educação Profissional e Tecnológica.
“Especialmente para o município de Feira de Santana a gente vai ter curso de controle de processo industrial. São 35 vagas. A gente vai ter curso de informação e comunicação, informática, eletrotécnica, mecânica, manutenção e suporte de micro, edificação, curso de química, segurança do trabalho. Então tem uma série de cursos com muitas vagas abertas, são quase 800 vagas só para Feira de Santana”, disse Rowenna.
Universidades
Além disso, a secretária comentou sobre os investimentos previstos para as universidades estaduais e destacou que tem dialogado com os professores e servidores estaduais na educação.
“Em relação às universidades estaduais a gente tem feito uma série de investimentos exposto no diálogo para garantia do ensino superior com segurança, com tranquilidade aos nossos jovens. E tenho feito um diálogo muito fraterno e constante com as ADs que representam os professores, com uma mesa de diálogo na Secretaria da Educação para garantia da carreira dos professores, do reajuste dos servidores também. Então assim, além do investimento nas pessoas, Feira de Santana a gente fez uma agenda e é uma agenda histórica. Eu gosto de dizer isso, que é uma agenda histórica porque sempre esteve a luta por uma creche e uma escola de ensino fundamental dentro da universidade. Já tem uma estrutura e a gente licitou há dois meses nova estrutura para atender os filhos e as filhas dos trabalhadores, as filhas e os filhos dos estudantes da Uefs”, declarou.
Leia também: Governador realiza entregas em Irará; Colégio de Tempo Integral vai oferecer cursos técnicos
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram