Saúde

Governador da Bahia critica prefeito de Feira de Santana

O governador mencionou a recente promessa do prefeito Colbert Martins de construir um novo hospital municipal.

Governador Jerônimo Rodrigues no lançamento do programa Bolsa Esporte
Governador Jerônimo Rodrigues no lançamento do programa Bolsa Esporte | Foto: Sérgio Di Sales

Durante a coletiva de imprensa no evento de abertura dos programas Bolsa Esporte e FazAtleta em Salvador, realizada nesta quarta-feira (26), o governador Jerônimo Rodrigues fez críticas ao prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, ao abordar os problemas na saúde pública da cidade.

O governador falou sobre uma visita da secretária de Saúde, Roberta Santana, ao Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e a preocupante situação encontrada.

“A secretária de saúde Roberta Santana visitou ontem à tarde o HGCA e falou da situação. Nós temos o maior hospital público de alta complexidade do Norte e Nordeste, que é o Clériston do Andrade, com uma vasta quantidade de leitos, UTIs e serviços. Mas, se o poder executivo municipal não fizer sua parte, vamos continuar vendo os corredores da entrada cheios de pessoas, como a secretária presenciou ontem”, afirmou o governador.

📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp

O governador destacou que muitos casos atendidos no HGCA e em outros hospitais da região deveriam estar sendo tratados em unidades de pronto atendimento (UPAs) ou unidades básicas de saúde (UBSs).

“No Hospital de Alagoinhas, no Hospital de Feira e em alguns hospitais de Salvador, de 60% a 80% dos casos deveriam ser tratados numa UPA ou UBS, mas acabam sobrecarregando os hospitais de alta complexidade”, criticou.

Ao Acorda Cidade, ele exemplificou como problemas simples podem se agravar devido à falta de atendimento adequado nos primeiros níveis do problema.

“Se a pessoa não trata uma dor de barriga no início, ela se complica e depois vira um caso de UTI. Se a pessoa desloca um dedo e não é cuidada, também vira um caso de UTI”.

O governador destacou também a necessidade de atuação do Ministério Público para que cobre dos municípios o cumprimento de suas responsabilidades.

“Temos um SUS, e há uma lei que define as responsabilidades dos municípios, estados e da União. Tenho tido boas parcerias com muitos prefeitos, mas em alguns municípios, não vemos reciprocidade. Espero que o Ministério Público possa atuar nessa frente”, enfatizou.

Referindo-se a Feira de Santana, ele mencionou a recente promessa do prefeito Colbert Martins de construir um novo hospital municipal.

“Foi anunciado pelo prefeito um novo hospital municipal, há poucos meses da eleição, mas eu não estou contra, eu espero que o prefeito de Feira de Santana construa um hospital e faça funcionar”, disse o governador Jerônimo.

Pela jornalista Iasmim Santos com informações do repórter Sérgio Di Salles.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
18 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
informação

ESSE POVO SÓ SERVE PARA UMA COISA ! Próximo passo é descriminalizar outras drogas, diz defensor que atuou no caso da maconha no STF

PEDRO HENRIQUE

Ações do gov do estado em Feira:
* Clériston Andrade 2
* UPA
* HOSPITAL DA CRIANÇA
* POLICLINICA

Seja oposição vendo as realidades.

Sergio lustosa Boaventura

Não esqueça do centro administrativo e as escolas de tempo integral.

Frederico

Verdades sejam ditas esse governador faz um pessimo governo, maaaaaasss nao se pode negar que em mais de 20 anos a frente NUNCA quis fazer um hospital municipal e se valeu do cleriston que sim é um hospital que atende a macro regiao e nao somente feira. Nossos IPTUS jamais foram empregados em algum bom nessa cidade ou podemos afirmar que o BRT é um sucesso ou as rampas que o prefeito chama de VIADUTO! Piada pronta se o Estado é uma merda a prefeitura se enquadra no mesmo nivel!

Graziela da Silva

Jerônimo resolva os problemas do Estado: a Educação, Saúde, segurança Pública estão de mal a Pior!!!

Robson Oliveira Souza

Seu governador,é sobre a regulação q o senhor disse q ia mudar o povo baiano está aguardando .
Perguntar não ofende..

Thiago

Já que o governador está falando em cumprimento de lei, deveria fazer seu papel e fazer concurso para seleção de servidores para o Cleriston Andrade.
Mas parece que para entrar lá tem que correr atrás de um certo candidato da chapa dele.
Estranho né?

Jorge dos santos de jesus

Isso mesmo nosso querido governador Jerônimo Rodrigues 25 anos no poder não fez faltando 4 mêses para eleição vem mentir cara de pau esse colbert fruto do Zé Ronaldo mesmo

Rogerio

O Clériston Andrade só atende pacientes de Feira???

Está sobrecarregado porque atende uma grande parte dos municípios da Bahia, Masss por politicagem joga a culpa em Feira

Sempre o melhor pra Feira de Santana

Verdade seja dita, como o próprio nome diz, Hospital Regional Clériston Andrade. Portanto, é para atender a região, sim.
O grande problema, do que deveria ser solução, é que a cidade de Feira de Santana, diante do seu porte de mais de 600.000 habitantes, é a única cidade dessa característica, que ainda não tem um hospital municipal, obrigando a sua população sempre a recorrer ao Clériston.
A falta de visão administrativa, nos tem imposto esta situação, e agora dizem que será feito o hospital municipal em local totalmente inapropriado, onde o trânsito já está beirando o caos, com uma estação do “famoso BRT”, atravancando o fluxo natural da avenida João Durval.
Perceber estes defeitos, não é política. é pura sensatez!
A cidade está estagnada, governada por pessoas sem a mínima visão administrativa, sendo que ainda tem pessoas que teimam em não ver o que está estampado na cara do povo.

PEDRO HENRIQUE

Ações do gov do estado em Feira:
* Clériston Andrade 2
* UPA
* HOSPITAL DA CRIANÇA
* POLICLINICA

Seja oposição vendo as realidades.

jhon

ele e jose ronaldo nao construiu esse hospital em 20 anos vai construir agora que esta saindo, mim faça uma garapa com essa , e muito oleo de peroba nas cara de ……….

FALAR, FALAR, FALAR...

Será muito fácil, pois será, sem dúvida alguma, um arremedo de hospital dado ao tempo de estruturação e adaptação de um prédio que não foi construído com esta finalidade. Todos sabem, que o SINÔNIMO DO TERMO “ADAPTAÇÃO”, para casos que deveriam ser tratados com seriedade, é “ARMENGAGEM”.

Ferreira

Engraçado o cara não tem 2 anos de governo já tomou 8 empresto q totalizam 6 bilhões e acha q tem dereito de falar dos outros sujo e o mal lavado pareci até o estado não tem arrecadação

Rogério Pires Santos

Ele só é bom pra isso. Não será ele que pagará a dívida e sim os que vão lhe sucedê-los adiante e claro o dinheiro vai sair do bolso do povo.

Irmão do quilombo

Zé Ronaldo e Colbert pegaram tanto dinheiro para fazer aquilo que eles chamam de BRT, e aquela bagunça no centro da cidade. Porque o governo do estado não pode pegar?

Deus e mais

Porque o super Zé ama essa cidade na verdade ele ama e a conta bancária dele.kkkk

Ana

pq talvez nosso querido colbert nao aceita o dinheiro e nem ajuda do governo do estado