Agenda Cultural

Segunda noite do projeto Música no Casarão tem data confirmada e repertório inédito

Obras que contam a história da cidade em cada acorde serão apresentadas ao público na segunda edição do projeto, marcada para 12 de julho.

Música no casarão
Foto: Divulgação

Quem não pôde comparecer à primeira edição do Projeto Música no Casarão, que resgata partituras históricas da Filarmônica 25 de Março, ocorrida no início de maio juntamente com a inauguração do Casario Fróes da Motta, terá uma nova oportunidade no próximo dia 12 de julho.

📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp

Já o público que conferiu a noite de abertura do projeto agora poderá apreciar uma apresentação totalmente inédita, com obras que foram concebidas há quase 90 anos, a maior parte em Feira de Santana e que ajudam a compor essa história rica em acordes, cultura e desenvolvimento. Tertuliano Santos, Estevam Moura, Oswaldo Cabral, Antônio França e Amando Nobre são alguns dos maestros que escreveram uma grande parte desses mais de 100 anos de trajetória da Filarmônica e que serão relembrados pela banda da entidade, que prepara uma seleção composta por diversos gêneros musicais, das marchas às valsas, e passando, também, pelos tradicionais dobrados.

Para o maestro Antônio Neves, responsável pela condução do projeto e pela formação de novos músicos com o seu trabalho na 25 de Março, a segunda noite do Música no Casarão trará um capítulo importante da história artística e cultural da cidade: “Teremos obras que foram compostas nas décadas de 30 e 40. Muitas delas não são tocadas há muito tempo e são praticamente inéditas para a atual geração de feirenses”, pontua.

Neves também antecipa uma novidade que os espectadores poderão conferir de perto na noite do dia 12: a execução da música Tusca, de autoria de Estevam Moura e conhecida nacionalmente no ambiente das filarmônicas, que será tocada a partir dos seus registros originais.

“Apesar de bastante executada, as releituras de Tusca nem sempre são fiéis à partitura original. A nossa banda dará esse presente aos feirenses, apresentando uma música feita na cidade exatamente como ela foi composta”, acrescenta.

As composições são um registro da participação da Filarmônica em fatos importantes de Feira de Santana, como as marchas que acompanharam procissões da Igreja de Sant’anna na Semana Santa, e até mesmo uma música instrumental feita em homenagem à Edelvira de Oliveira, que dá nome a uma das principais ruas do centro da cidade.

Mais que um projeto musical, o Música no Casarão é um elo entre a comunidade feirense e o desenvolvimento social da Princesa do Sertão por meio da música e da arte. O evento, que será gratuito e aberto ao público, está confirmado para o dia 12 de Julho, a partir das 19 horas, no Casarão Fróes da Motta.

Outras edições do projeto também acontecerão nos próximos meses. O Música no Casarão conta com o incentivo da Lei Rouanet, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução. O projeto tem a produção da Sociedade Filarmônica 25 de Março, a parceria da Fundação Senhor dos Passos, bem como o patrocínio da Belgo Arames e o apoio da Fundação ArcelorMittal. A Vipal Borrachas e a DPC Distribuidora (Pronac 222178) também são marcas patrocinadoras do evento.

Música no Casarão
Foto: Divulgação

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários