Na manhã desta quinta-feira (20), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e sua comitiva estiveram no município de Irará, aproximadamente 137 km de Salvador, para realizar novas entregas do Governo do Estado. A agenda no Território Portal do Sertão, inaugurou a Colégio de Tempo Integral Professora Marlene Alves dos Santos, um investimento de cerca de R$ 30 milhões, além de ônibus escolar rural, a reforma do Estádio Municipal Alberto Pereira de Santana e a cobertura da Feira Livre. 70 novas barracas também foram entregues aos feirantes.
Um grande público compareceu para prestigiar as entregas, entre eles, representantes das Polícias Civil e Militar, políticos, professores, gestores do município, além da população que foi conferir as entregas.
Em coletiva à imprensa, o governador falou sobre o investimento em diversas áreas do município com as entregas de hoje e outras ações que ainda serão realizadas.
“Entregando estádio, mercado municipal, é um momento de muita alegria. Entregar educação, economia, alegria muito grande está aqui. Dei ordem de serviço para um pelotão, uma delegacia, autorizei pavimentação, água e, além disso, autorizei a Seinfra a começar a elaborar um projeto importante que é até ao distrito de Saco do Capim na direção de Coração de Maria. Então investimento na parte de infraestrutura preparando o município cada vez mais e naturalmente que eu continuarei fazendo e voltarei já em breve para podermos fazer as entregas que nós não conseguimos entregar hoje por conta do volume de obras”, disse Jerônimo Rodrigues.
A secretária de Educação do Estado, Rowenna Brito, falou ao Acorda Cidade sobre a nova estrutura do colégio que vai atender estudantes egressos da rede municipal, para o Ensino Médio.
“Estamos falando de salas climatizadas, isso é valorização dos trabalhadores, dos estudantes para qualificar a aprendizagem, uma quadra campo para dinamizar a área de educação física e expressão corporal dos nossos estudantes e dos professores. Uma cozinha industrial com restaurante incrível, a gente tomou café aqui, laboratórios que nem muitas universidades tem. Não é só para rede estadual, isso aqui é um equipamento que o município todo vai usar, rede municipal, rede estadual e uma entrega para continuar transformando a vida das pessoas”, declarou.
A unidade escolar vai abranger o Ensino Médio, mas também cursos técnicos e profissionais, como explicou a secretária. Vai funcionar nos três turnos, mas sobretudo com turmas de tempo integral.
“É uma escola de Ensino Médio, com curso técnico, profissional também, a gente tem curso de agroecologia, curso de nutrição, para que os meninos possam aqui construir percursos para o projeto de vida deles. O colégio existia com outro nome em outro lugar. A gente agora inaugura a escola com o nome da professora Marlene, uma construção da comunidade escolar por referenciar a professora e com nova estrutura. A escola está de cara nova, a escola é linda e a gente tá muito feliz de entregar para o município de Irará essa unidade escolar”, declarou Rowenna Brito.
Ao Acorda Cidade, o prefeito de Irará, Derivaldo Pinto, disse o quanto é importante o investimento do governo estadual nos municípios do interior.
“Uma escola com toda a infraestrutura, campo de futebol, quadra, refeitório de primeiro mundo, teatro, enfim, é uma escola completa onde os alunos não tenham dúvida, que terão outra situação escolar, terá outra forma de rever a questão dos estudos. A gente tem trabalhado de acordo com as nossas condições, mas fazendo o possível para poder melhorar a vida do povo iraraense”, disse o prefeito.
Miriam Alves é professora da Escola Municipal São Judas Tadeu e sabe bem a importância da qualidade no ensino público em todas as faixas etárias dos estudantes. Ela falou sobre o assunto.
“Importante para nossa sociedade que é tão carente de muitas coisas. Essas obras vêm para demonstrar a importância da gente escolher bons candidatos que se interesse pela carência popular. A cidade de Irará precisa de algumas melhorias na área do lazer, do trabalho para os nossos jovens, para que eles não possam deixar a cidade para ir buscar em outro lugar. Então eu achei muito importante. E que venham mais. Estávamos realmente precisando. É lindo, é muito espaçosa que a população possa ir lá conhecer”, disse ao Acorda Cidade.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram