Mais uma vez, milhares de pessoas estão participando do mutirão gratuito de oftalmologia realizado em parceria com o Hospital de Olhos Hcoe em Feira de Santana. O ginásio do Colégio Castro Alves próximo a unidade, no bairro Kalilândia, ficou lotado para acomodar os pacientes que realizarão cirurgias de catarata, pterígio, como também triagens e revisões.
Pacientes de várias cidades da Bahia também estão participando da ação que é realizada mensalmente pelo Hospital. O Acorda Cidade esteve no local e conversou com Bárbara Ana Santos, coordenadora de projetos do mutirão de oftalmologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com ela, mais de 70 profissionais estão realizando os serviços de oftalmologia nesta terça-feira (18).
“Este é um projeto da empresa Hcoe e a gente atende todos os pacientes do estado da Bahia, não somente de Feira de Santana e hoje estamos realizando cirurgias de catarata, pterígio, limpeza de lente, triagens e revisões de pacientes que realizaram cirurgia no mês passado. Aqui são mais de 70 pessoas trabalhando conosco, desde médicos, cirurgiões, enfermeiros, técnicos, a equipe técnica aqui no ginásio que a gente aluga para dar um suporte e acolhimento maior aos pacientes. Temos pacientes de Feira, Senhor do Bonfim, Serra Preta, Quijingue, Pedro Alexandre, então é um atendimento que fazemos a todos os municípios da Bahia”, contou.
Bárbara Ana ainda reforçou que os atendimentos pela unidade são realizados através de um convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) e que a divulgação para os mutirões é feita em parceria com os municípios.
A coordenadora também fez uma avaliação sobre o mutirão desta terça (18).
“Temos um convênio SUS/Sesab e tem o SUS municipal que a gente também atende na estrutura fixa, mas o atendimento hoje é pelo SUS da Sesab. Nós fazemos a divulgação através das redes sociais e fazemos uma busca ativa nos municípios, mandamos um convite com a data da triagem que vamos ter. Hoje mesmo abrimos uma triagem para alguns pacientes que não conseguiram vir no último mês e fizemos toda a avaliação. Este mês está mais cheio, eu achei até que esse mês seria mais tranquilo. As cirurgias são feitas em nosso espaço, são cinco salas de cirurgia e três cirurgiões”, concluiu.
Quem deseja participar do próximo mutirão basta se dirigir à unidade do Hcoe com a xerox dos documentos de RG, cartão do SUS, comprovante de residência e CPF para agendar a triagem.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram