Teve início oficialmente na noite de sábado (8), o Arraiá do Comércio 2024, que vai contar com uma ampla programação até o próximo domingo, dia 16 de junho. O Evento está sendo realizado na Praça Bernardino Bahia, centro da cidade de Feira de Santana.
Promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em parceria com a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, o Arraiá do Comércio possui uma programação que inclui apresentações musicais, festival de quadrilhas e espaço para comercialização de produtos artesanais e culinários.
A programação do sábado começou às 10h com apresentação de artistas, mas a abertura oficial com a presença de autoridades, só aconteceu às 18h.
Em entrevista ao Acorda Cidade, a gerente do Sesc Feira de Santana, Ana Silmara Rabelo contou como funciona estrutura do evento.
“O Sesc é realizador do Arraiá juntamente com a prefeitura municipal. Então no evento de 2024, esse evento que está acontecendo, o Sesc entrou com toda a parte de contratação das atrações, decoração do espaço, os produtores rurais recebem a camisa, que serve como fardamento, então o Sesc também arcou com esse custo e a prefeitura municipal com toda a estrutura tubular, sonorização, iluminação. O Arrariá começa neste sábado e encerra dia 16, sempre das 10 da manhã às 22h”, pontuou.
Segundo Ana Silmara, a expectativa é que o público aumente a cada dia.
“A expectativa de público é a máxima possível, hoje na nossa abertura já estamos realmente com o público presente desde o período da manhã, antes de 10 horas da manhã os produtores já estavam comercializando seus produtos, a expectativa é que esse público só aumente. Todas as pessoas que estão comercializando licores, bebidas, comidas típicas, artesanato são produtores rurais”, afirmou.
O diretor administrativo financeiro do Sesc Bahia, Wenderson Brito, também esteve prestigiando o evento de Feira de Santana. Para ele, este é o momento em que a economia da cidade possa girar.
“Estou muito feliz de poder vir aqui para a Feira de Santana participar desse tradicional evento que completa esse ano 20 anos de história e de muita cultura. O Sesc tem a honra de participar em parceria com a prefeitura municipal aqui de Feira de Santana. Esse evento que movimenta o comércio, que incentiva os produtores rurais a venderem, a produzirem e a venderem seus produtos aqui durante o período das festas e também é uma alternativa para os comerciários nesse período junino. Então, é um evento de grande importância. O Sesc é parceiro sim nesse evento, ele entra na realização e é importante que a gente esteja presente nessas ações que envolva a cultura, o lazer e também o desenvolvimento aqui do comércio de Feira de Santana”, destacou.
Segundo Wenderson, este é um momento propício em que toda a sociedade feirense sai ganhando.
“São iniciativas que incentivam o comércio local, você também tem o incentivo aos produtores rurais que trazem seus produtos aqui para a cidade e, esse período, a gente sabe que ele é típico, são os produtos típicos da zona rural, então é uma festa onde todo mundo ganha, ganha a cidade, ganha o comércio, ganha o comerciário, ganha o produtor rural, todo mundo só tem a ganhar com esse tipo de iniciativa”, declarou.
Contente com a realização do evento, o presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana, Marco Silva, enfatizou a parceria de diversas entidades para a realização da festa.
“As entidades todas juntas, CDL de Feira de Santana, Sindicato do Comércio, Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana, nesse evento que é organizado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana e o Sesc Bahia, e é uma festa para Feira de Santana, para sua população, para o seu comércio e para o seu comerciário. A gente está muito feliz de estar entregando essa festa hoje”, disse.
Mesmo com o horário do comércio estendido, Marco Silva pontuou que é possível sim, o comerciário se divertir.
“A programação acontece o dia todo, de 10h da manhã até 22h, o comércio agora está estendido durante a semana até às 20h, então o comerciário que trabalhou também tem pelo menos 2h de show, tem também show de manhã, a partir de 10 da manhã, mas realmente as grandes atrações são à noite, até porque o clima ajuda, tudo isso para promover o comércio de Feira de Santana, para que a gente atraia e receba essas pessoas de fora, que o comerciário venda, ganha mais dinheiro, que o empresário possa também crescer e investir em Feira de Santana”, afirmou.
Ao Acorda Cidade, o prefeito Colbert Martins enfatizou a realização do Arraiá do Comércio.
“Há 20 anos que a prefeitura participa do Arraiá do Comércio e é uma forma de contribuir para aumentar as vendas aqui no São João. Houve uma grande venda aqui no período do Dia das Mães e agora nós teremos a alternativa de crescer cada vez mais. A quantidade de pessoas que participam dessas campanhas a comprarem mais. Inclusive, os cupons de quem comprar, vão concorrer ao carro, vão concorrer a motos. Portanto, estamos torcendo que a gente tenha maior quantidade de vendas e maior emprego também. Porque nesse período se contrata trabalhadores, embora temporários, mas é uma grana extra que pode chegar”, detalhou.
Em paralelo à toda festa promovida no local, existe a preocupação da segurança do espaço. Ao Acorda Cidade, o comandante da 64ª Companhia Independente de Polícia Militar, major Fernando, explicou como a tropa está empregada nestes dias de festa.
“Nós fizemos um planejamento para que possamos garantir a segurança aqui do Arraiá do Comércio para todas as pessoas que vêm fazer suas compras e também para os comerciantes que trabalham durante o dia e às vezes vêm curtir aqui no final do expediente. Então nós estamos aqui com cinco patrulhas, as patrulhas estão aqui dispostas no terreno para que faça a cobertura, o policiamento e garantir a segurança para todas as pessoas que venham curtir aqui o Arraiá do Comércio. Nós temos postos elevados e também vamos empregar a base móvel e também o ônibus que vai ser disponibilizado pelo Comando do Policiamento Regional Leste, pelo coronel Lopes, que foi sensível ao nosso pleito e disponibilizou o ônibus para ficar aqui na nossa área, dando esse apoio, como sempre, ele vem apoiando a todos os eventos que estão aqui da 64ª, então com certeza a população pode vir para o centro da cidade, que a segurança está garantida”, concluiu.
Programação
Confira a programação completa do Festival de Quadrilhas no Arraiá do Comércio:
9 de junho (Domingo):
12h – Quadrilha Junina Sítio da Alegria;
12h40 – Quadrilha Junina Forró da Alegria;
14h – Quadrilha Junina Arraiá da Juventude;
14h20 – Quadrilha Junina Renascer;
15h20 – Quadrilha Junina União de Ouro;
14 de junho (Sexta):
14h – Quadrilha Junina Oxente Gente;
14h40 – Quadrilha Junina Olhos D´’água;
15h20 – Quadrilha Junina Korró Korró;
16h – Grupo Intergeracional de Mulheres Sesc;
16h40 – Quadrilha Junina República dos Caipira;
15 de junho (Sábado):
11h – Quadrilha Junina Fulô de Mandacaru;
11h40 – Quadrilha Junina Xodó das Amigas;
12h20 – Quadrilha Junina Filhos da Tradição;
13h – Quadrilha Junina União do Divino;
13h40 – Quadrilha Junina Arraiá Tô Aí;
14h20 – Quadrilha Junina Balança Brasil;
16 de junho (Domingo);
12h – Quadrilha Junina Forrobodó;
12h40 – Quadrilha Junina Arraiá das Coroas;
13h20 – Quadrilha Junina do Luiz;
Confira a programação musical completa do Arraiá do Comércio:
9 de junho (Domingo):
10h – Programação Infantil;
12h – Festival de Quadrilhas;
16h – Lamirê do Forró;
18h – Raízes do Nordeste;
20h – Altino Oliveira;
10 de junho (Segunda-feira):
16h- Os Pé Quente do Forró;
18h- Pitta do Forró;
20h- Waldomio Lima;
11 de junho (Terça-feira):
16h – Trio de Forró do Nordeste;
18h – Tríduo de Santo Antônio
19h – Del Feliz;
20h – Forrozão Balanço Forrozeiro;
12 de junho (Quarta-feira):
10h – Caminhada do Idoso – Forró Brilho;
17h – Tríduo de Santo Antônio;
18h – Paula Sanfer;
20h – Pau na Muleira;
13 de junho (Quinta-feira):
14h – Acati;
17h – Tríduo de Santo Antônio e Missa;
18h – Valério Ribeiro;
20h – Gislan Suzart;
14 de junho (Sexta-feira):
14h – Festival de Quadrilhas;
18h – David Júnior;
20h – Balão Beijo;
15 de junho (Sábado):
10h – Sambadores do Nordeste;
11h – Festival de Quadrilhas;
16h – Bom Balanço do Nordeste;
18h – Camilla Lima;
20h – Quixabeira da Matinha;
16 de junho (Domingo):
10h – Programação Infantil/ Musiclauns;
12h – Festival de Quadrilhas;
16h – Trio Maracás;
18h – Mequinha do Acordeon;
Programação Mercado de Artes Popular (MAP):
10 de junho (Segunda-feira):
12h – Trio Forrozeiro Nordestino;
11 de junho (Terça-feira):
12h – Coroné da Sanfona;
12 de junho (Quarta-feira):
13h – Quarteto Nordestino;
13 de junho (Quinta-feira):
12h – Trio Ingazeira;
14 de junho (Sexta-feira):
12h – Banda Cultural Raízes do Campo;
15 de junho (Sábado):
12h – Arquivo Nordestino;
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram