Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) abriu uma semana especial para conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar a natureza. Nesta quarta-feira, foi inaugurado no Boulevard Shopping, em Feira de Santana, uma exposição fotográfica e um estande educativo alusivo à data. Outras ações também estão previstas até o próximo domingo (9).
Também nesta quarta, está sendo aberto, em Santo Estêvão, um estande semelhante em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e Educação.
O gerente regional da Embasa de Feira de Santana, Raimundo Neto, falou ao Acorda Cidade sobre o objetivo da empresa em estender a data para uma semana inteira, trazendo exposições fotográficas com imagens produzidas por seus funcionários, além do plantio de mudas e o incentivo do cuidado através da educação.
“O objetivo é a gente trazer uma reflexão para toda a população, crianças, adolescentes que tem visitado nosso estande, desde hoje até o dia 9, entre 9h e às 22h, o estande está aqui funcionando com a nossa equipe”, afirmou.
Raimundo ressaltou que é importante atrair as pessoas para conscientização de uma forma mais lúdica, divertida, principalmente, os mais jovens que precisam aprender a resguardar o futuro que está por vir.
No estande tem jogos educativos, maquete digital, estação de tratamento de água em forma de miniatura, tudo para conquistar o olhar das pessoas para a principal causa que é aprender a preservar o meio ambiente.
“É com o objetivo de trazer essa reflexão de uma maneira leve para que a gente possa ter essa consciência, sobretudo neste ano de 2024, onde eventos climáticos extremos tem causado muitos prejuízos à população, não somente em Feira de Santana, mas em todo o país”, disse.
A exposição, assim como todo o estande, é aberto ao público que pode se dirigir até o shopping para conferir. Os espaços foram montados para mostrar de perto como funcionam alguns recursos presentes no dia a dia, como a água que chega na torneira ou o volume de chuva que não escoa na rua.
“Os visitantes têm a possibilidade de conhecer de perto uma Estação de Tratamento de Água, entrar dentro de uma residência e ver quantos por cento do uso de água é no banheiro, cozinha ou jardim; e dando dicas de economia de água para fazer a sua redução e vai contribuir com o lado financeiro, mas também do lado ambiental”, comentou.
O gerente também ressaltou a importância de levar essa consciência aos mais jovens, eles atuam como educadores dentro de casa e incentivam os mais velhos sobre o cuidado com a natureza, perdidos na correria do dia a dia.
Retratos da Natureza
A exposição fotográfica realizada pelos fotógrafos Henrique Paraguassú e Fabrício Silva, ambos funcionários da empresa, tem o objetivo de retratar a relação do trabalho prestado pela Embasa e o meio ambiente de onde ela capta seu maior recurso, a água.
“A Embasa ela capta água na barragem de Pedra do Cavalo, passa na estação de tratamento e aqui, você tem imagens desde a captação, tratamento, do controle de qualidade, mas também o sentido inverso, que é o destino dos esgotos, o tratamento e o retorno, então o que a gente espera com isso é que a população entenda que todo esse trabalho complexo deve ser valorizado, que causa um impacto ao meio ambiente, mas é necessário, porque sem água e sem esgoto ninguém vive, então precisamos trazer para que a gente tenha o uso racional, uso consciente dos recursos hídricos e dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário”, explicou.
Viveiro Educador
Desde o dia 3, a Embasa tem realizado ações alusivas em prol do meio ambiente. A empresa esteve dialogando na Escola Municipal Antônio Albertino Carneiro, em Feira de Santana, sobre as questões socioambientais e também passou pela Escola Municipal Manoel Nascimento, Fazenda Lagoa das Pedras, Distrito de Maria Quitéria, fazendo o plantio de mudas.
Foi através do Viveiro Educador da Embasa que as mudas puderam ser distribuídas em parcerias com as escolas. O projeto existe desde 2028 com ações destinadas ao cultivo de mudas de espécies nativas que devem ser plantadas no entorno de mananciais e nascentes.
Além de trazer a conscientização socioambiental do reflorestamento consciente, o espaço traz coletividade e educação aos visitantes.
A exposição e o estande educativo seguem no Boulevard Shopping e em Santo Estêvão até o dia 9 de junho.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram