Viagem

Governador embarca para missão oficial na Europa, com agenda voltada para transição energética

Governador embarca para missão oficial na Europa, com agenda voltada para transição energética

Governador Jerônimo Rodrigues
Foto: Eudes Benício

O governador Jerônimo Rodrigues embarcou, na noite deste sábado (11), para uma missão oficial na Europa, onde, juntamente com outros governadores do Nordeste, passará pelas metrópoles Roterdã, Bruxelas e Berlim, para discutir questões ambientais e climáticas cruciais para o desenvolvimento sustentável da região. Também participarão da missão internacional representantes do Consórcio Nordeste e da Apex Brasil, e suas respectivas equipes.

“Vamos participar do maior evento de energias renováveis do mundo mas também estamos levando projetos para que a gente possa apresentar à Europa e ao mundo o potencial que nós, do Nordeste, e em especial da Bahia, temos pra atrair investimentos das indústrias e das empresas produtoras de energias renováveis”, destacou o governador.

Ainda de acordo com Jerônimo, a viagem com governadores de estados brasileiros vem acontecendo desde 2023 como forma de ampliar os investimentos em energia renovável no país — projeto que tem sido incentivado pelo Governo Federal para mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

“O presidente Lula reabriu o processo de construção dessas linhas que transmitem energia para todo o país. Então, isso nos permitiu a possibilidade de negociar com as empresas internacionais para que possam se instalar em nossos estados e assim produzir energia eólica, energia solar, hidrogênio verde, e a gente fortalecer nosso potencial de produzir energia”, destacou.

Em setembro de 2023, os governadores nordestinos assinaram parceria com o Banco Mundial para avanço na cadeia produtiva do Hidrogênio Verde (H2V) com o objetivo de criar cadeias de valor e um polo de hidrogênio, consolidando o Nordeste como centro de economia sustentável.

No mês de novembro, também do ano passado, o Consórcio apresentou à ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, proposta para criação do Fundo Caatinga, que destinaria recursos para a preservação do bioma. Na ocasião, ficou acertado que possíveis formatos para o fundo serão avaliados com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outras organizações.

Já em fevereiro deste ano, o Consórcio assinou documento denominado “Carta de Natal”, reafirmando o compromisso do grupo em atuar de maneira eficiente para mitigar os efeitos provocados pela mudança do clima.

Após a apresentação no ano passado, o Consórcio e o Ministério de Meio Ambiente e Mudança Climática (MMA), em abril deste ano, formalizaram a criação do Fundo Caatinga com aval para o avanço em suas implementações.

Resultados de outras missões internacionais

Com três missões internacionais realizadas pelo governador Jerônimo Rodrigues – China e Emirados Árabes, em abril do ano passado; Dubai, em dezembro; e Espanha, em fevereiro, os resultados concretos já estão presentes em diversas áreas. Destacam-se a atração de investimentos, como a BYD e a Acelen, com a consequente geração de emprego e renda, e ações ambientais relacionadas ao hidrogênio verde, que também garantem mais investimentos internacionais para a Bahia.

Uma das principais conquistas obtidas a partir da primeira missão é o início da construção das instalações das três futuras unidades da gigante chinesa BYD. O investimento de R$ 5,5 bilhões, iniciado no Polo Industrial de Camaçari, vai gerar mais de dez mil empregos diretos e indiretos, ocupando a lacuna deixada pela Ford. Também houve a assinatura, com a empresa Acelen, de um memorando de entendimentos e plano de investimentos. Serão aplicados cerca de R$ 12 bilhões na Bahia, nos próximos 10 anos, para a produção de combustíveis de fontes renováveis, especialmente o diesel verde e o querosene de aviação.

Hidrogênio verde

Em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, Jerônimo lançou, em dezembro do ano passado, o 1º Atlas do Hidrogênio Verde (H2V) do mundo durante a 28ª Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). A ocasião também proporcionou a apresentação do potencial da Bahia para a produção desta forma inovadora de energia limpa a investidores internacionais.

Em fevereiro deste ano, na Espanha, Jerônimo Rodrigues conheceu uma estação de abastecimento, com H2V, de veículos do transporte metropolitano de Barcelona e visitou o Centro de Referência em Tecnologia de Hidrogênio Verde (CER-H2) da Universidade Politécnica da Catalunha, visando parcerias tecnológicas e científicas.

O H2V que será produzido na Bahia atenderá aos tradicionais mercados de fertilizantes, refino e outros usos (gases industriais e hospitalares), e a novos mercados, nos segmentos de transporte, geração elétrica, armazenamento de energia, processos industriais, transportes pesados, aviação, aquaviário, siderurgia e fertilizantes.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
11 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Roberto Gutierrez

Boa viagem governador!
Retorne com bons frutos para a nossa Bahia.

Nascimento

É capaz que ele retorne com abóboras.

Jose carlos passos Silva

Esse gosta de viajar.
Já é piada nas rodas de conversa dos deputados.
Alguns acham até melhor ele se ausentar.

Nascimento

Vai fazer turismo e deixa em seu lugar uma Desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia, cadê o seu vice governador, quem é, onde mora, o que faz? Será que essa Desembargadora agirá de forma imparcial se acaso vier a julgar alguém ligado a esse Governo?

Nara

Ter essa figura simplória como governador do estado é a prova de que o projeto de idiotização/educação implantado na Bahia há quase duas décadas foi e continua sendo muitíssimo bem sucedido. Dia a dia, o povo afunda na miséria, na violência urbana, na indignidade, mas não reclama, segue aguardo a picanha e cerveja, satisfeito com o eterno pão e circo garantido pela turminha do amor. Enfim: os incomodados que se mudem, porque a Bahia, com certeza, vai continuar fazendo o “L” ainda por muitos e muitos anos!

Maria da Conceição Dias

Viaja e deixa o salário dos professores a desejar,NÃO paga o piso nacional p tds . Não paga os juros dos precatórios do FUNDEF, uma vergonha…

AMADEUS

VAI FAZER TURISMO PELA EUROPA ÀS CUSTAS DOS COFRES PÚBLICOS.

Marcos

Esse Governador gosta de viajar e sem nenhum retorno para o Estado. Tem que se concentrar na melhoria da saúde, educação e na segurança pública.

João Bastos

Mas constantes e permanente providências para o combate a miséria, pobreza, ao analfabetismo de fato e o funcional dos baianos e o maior indice absoluto de desemprego. Não são prioridades. Triste Bahia.

Pp

Tamos é lascado com esse governo, só passeando e a Bahia está uma vergonha.

Oliveira

Não foi pra isso que o povo boboca fez o L com satisfação?,além de eleger uma pessoa que ninguém nunca ouviu falar?,agora tem de aguentar,além do mais,elegeram por que o povo é otário que só sabe idolatrar político,político está tão preocupado com o povo que a administração pública está do jeito que está,um LIXO,UMA VERGONHA,é só o povo boboca continuar fazendo o L,sofrendo mais votando,ou seja,” nois sofre mas nois vota”,idolatrando e bajulando político,de tanto idolatrar político,esse é o resultado,bem pouco,além do povo ser cego.