A pistola furtada de um policial militar no Carnaval de Salvador de 2024, foi encontrada, nesta quinta-feira (9), com um traficante que possuía mandado de prisão e integrava uma facção criminosa. O caso aconteceu no circuito Mestre Bimba, no Carnaval do bairro do Nordeste de Amaralina, na capital baiana.
A arma foi encontrada durante uma operação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), da Operação Apolo e da Rondesp Atlântico, na manhã desta quinta. O suspeito que estava com o objeto, possuía mandado de prisão.
As Forças Estadual e Federal chegaram até o criminoso após ações de inteligência. Ele é apontado por ser responsável dos ‘bondes’ que têm promovido ataques a facção rival, além de organizar o armazenamento e distribuição de armas para os comparsas.
O foragido da Justiça foi localizado e durante tentativa de prisão houve confronto. O traficante acabou atingido, foi socorrido, mas não resistiu. Outros criminosos que estavam no momento do confronto conseguiram escapar.
Na ação, além da pistola calibre 40 do PM, as equipes apreenderam 120 pedras de crack, 61 porções de maconha, 30 pinos de cocaína, uma balança e R$ 15.
O indivíduo que não resistiu ao confronto possuía passagens pela Polícia. Entre elas, uma ocorrência em 2020, quando ele e outros traficantes fizeram uma família de refém, no Areal, após atirar contra os PMs.
Relembre o caso
O agente, que não teve a identidade revelada, foi furtado no último 08 de fevereiro, durante a noite de quinta-feira de carnaval. O PM teve a arma furtada no carnaval da festa durante a passagem do vice-governador, Geraldo Jr pela festa. Informações obtidas pela reportagem do Bahia Notícias, dão conta que o policial acompanhava o grupo que fazia a segurança do vice-governador.
Um informativo da PM, que o BN teve acesso, detalha e traz as informações de que a situação teria acontecido durante a passagem de Geraldo no local com sua comitiva.
“A Operação Carnaval 2024, do 22º Comando de Área, que acontece no Circuito Oficial Mestre Bimba, bairro do Nordeste, se iniciou às 14h, do dia 07/02/2024. Contando com uma logística de 01 PPM, 06 PEO PM, 02 PEO BM, 01 micro ônibus e 12 viaturas, quando também neste dia teve a presença do Exm° Sr. Vice Governador Geraldo Junior e sua comitiva para comemorar junto com o público local o início dos festejos momescos, o que ocorreu com toda a tranquilidade esperada, sem nenhuma ocorrência ou delito atentatório à integridade física dos foliões “, diz o documento.
“Destaca-se como único ponto negativo, o furto de uma arma, marca/modelo Taurus PT 100, número de série SCN85703, de propriedade da PMBA, que foi subtraída do coldre do Sd PM M.S.N.F., que se encontrava de serviço de patrulha e durante tumulto generalizado, ocorrido no momento da passagem do Bloco Sedução do Samba, teve o material bélico subtraído. As patrulhas de serviço fizeram buscas no local, contudo não obtiveram sucesso na recuperação. O fato delituoso teve a ocorrência registrada na 28ª DT/ Nordeste de Amaralina, sob o número 00092681/2024”, afirma.
No entanto, a Polícia Civil e a Polícia Militar não responderam sobre a informação. A PC informou por meio de nota que o furto aconteceu quando o agente passava por uma multidão quando foi furtado. Após o crime, a polícia chegou a fazer buscas para tentar localizar a arma e o criminoso. De acordo com a Polícia Militar, a ocorrência aconteceu durante patrulhamento do PM. O caso foi registrado na 28ª delegacia e na Corregedoria da PM.
Fonte: Bahia Notícias, parceiro do Acorda Cidade
Leia também: Policial militar tem arma furtada durante patrulhamento no carnaval de Salvador
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram