Denominado Governador João Durval Carneiro em 1983, o antigo distrito feirense Ipuaçu completa 41 anos hoje (8). A data foi lembrada na sessão desta quarta-feira pelo vereador Jurandy Carvalho (PSDB), filho da terra, que ressaltou a importância tanto da localidade como do político feirense, homenageado com a colocação de seu nome no local. “Desde cedo, moradores fizeram Alvorada celebrando esta importante data. A programação inclui ainda, passeata á tarde e missa finalizando os festejos”, afirmou o parlamentar.
Um dos distritos feirenses onde ocorre uma concorrida Festa do Vaqueiro, focada na diversidade da cultura sertaneja, a localidade teve antes dois outros nomes. Ipuaçu, que significa “fonte grande” na língua tupi guarani (1938), e o anterior, Remédio da Gameleira, referente a uma árvore bastante comum nas margens dos rios que atravessam a região.
Marca a história do distrito, também, a Igreja de Santa Luzia, templo católico situado em um ponto elevado na comunidade Km 7 (BR 116) e que tem 368 anos de existência. Nascido também nesta mesma data e comemorando 95 anos de idade, conforme destacou Jurandy Carvalho, o feirense João Durval Carneiro “está entre os maiores estadistas do Brasil”.
Quando exerceu o cargo de governador da Bahia, elogia Jurandy, “foi um dos que mais trabalhou pelo povo sertanejo”. Para o vereador, o conterrâneo honra princípios e o nome da Princesa do Sertão, demonstrando ser possível “fazer política com dignidade, trabalhando e ofertando serviços públicos de qualidade para o povo”. Ainda em relação ao aniversário do ex-governador, o vereador Zé Curuca (UB) solicitou que a Câmara encaminhe uma moção de parabéns a João Durval Carneiro.
Quem é João Durval Carneiro?
O político nasceu na fazenda Mãe Maria, antigo distrito de Ipuaçu. Em sua trajetória, exerceu cargos de vereador, prefeito, deputado, senador e governador. Quando esteve à frente da administração pública fez obras consideradas importantes para o Município de Feira de Santana, a exemplo do Hospital Geral Clériston Andrade, Estádio Jóia da Princesa e avenidas como a Maria Quitéria.
Fonte: Câmara Municipal de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram