O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) já registrou mais de 300 casos confirmados da Febre de Oropouche no estado da Bahia. A doença já foi mapeada em 27 cidades no estado.
A Febre do Oropouche é uma doença viral transmitida pelo Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Até o momento, não há registros de transmissão direta entre pessoas.
Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares, semelhantes aos de outras arboviroses como a dengue e a chikungunya.
Na última sexta-feira (3), o Lacen divulgou uma lista das cidades, onde a doença já foi confirmada, incluindo o município de Feira de Santana.
A reportagem do Acorda Cidade entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o órgão, por meio de nota, informou que o caso registrado, se trata de uma paciente que já residiu em Feira de Santana, mas se mudou há cerca de sete anos.
Veja a nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que nenhum caso de Febre do Oropouche (FO) foi registrado em Feira de Santana até esta segunda-feira (6).
Sobre o caso atribuído ao município, a rede CIEVS fez a investigação e foi constatado no CadSUS que a paciente tinha endereço em um bairro do município. Porém, ao entrar em contato com essa foi apurado que a paciente não mora em Feira há sete anos, só tem parentes no local.
A SMS reitera seu compromisso com a saúde pública e a população e irá comunicar ao setor responsável para retificar o dado.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram