A Neoenergia Coelba é a primeira distribuidora de energia do país a realizar um programa de talentos exclusivo para pessoas negras. A iniciativa inédita tem uma justificativa: a distribuidora tem em seu quadro funcional 80% de profissionais negros, mas apenas 30% deles em cargos de gerência. Para superar essa distorção e promover a ascensão profissional e social desses colaboradores, a companhia lança o Potencialize, programa para impulsionar o crescimento e carreira de pessoas negras.
Diferente de outras iniciativas para diversidade racial no mercado de trabalho, que buscam candidatos em seleções externas, a Neoenergia Coelba voltou-se para os seus colaboradores, com o propósito de promover a ascensão profissional daqueles que já estão na companhia e são maioria apenas nos cargos iniciais. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), somente 2,1% dos trabalhadores negros – homens ou mulheres – estão em cargos de direção ou gerência. Com o Potencialize, a Neoenergia busca contribuir para a mudança neste cenário e dentro da empresa ampliar em 40% a presença de profissionais negros em cargos executivos nos próximos anos.
A proposta do Potencialize é ser ponte para fortalecer a autoestima dos colaboradores negros e desenvolvê-los em suas competências técnicas e comportamentais para que consigam acelerar suas carreiras e alcançar seus sonhos. Para isso, a companhia repensou o processo seletivo, com um foco no comportamental e propósito de vida de cada candidato.
Equidade racial na seleção
Diferentemente de empresas que buscam em seus programas de talentos candidatos com um currículo com formação em diversos temas e domínio de dois ou mais idiomas, a Neoenergia Coelba estabeleceu critérios de seleção simples e abrangentes, cujos pré-requisitos eram o colaborador estar na empresa e na função atual há no mínimo 12 meses, boa avaliação de desempenho e ter o ensino superior completo. Essa foi uma estratégia para superar dificuldades estruturais que pessoas negras enfrentam durante sua formação profissional.
“O diferencial do Potencialize está no foco do público interno e na seleção justa e equiparada. Reconhecemos que para pessoas negras é mais difícil acessar oportunidades e condições de ascensão. A partir disso, construímos um processo seletivo que garantisse que colaboradores, em quaisquer cargos da companhia, tivessem a oportunidade de participar do processo”, explica o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth.
A seleção foi concluída com 15 candidatos aprovados para o programa, sendo nove mulheres e seis homens, que iniciam a formação no mês de maio. Serão sete meses de preparação com especialistas externos e internos.
Suporte educacional e psicológico
Durante o programa, os selecionados passarão por cursos de gestão de pessoas, negócios, processos e projetos, além da preparação em outros idiomas como inglês. Em todo o processo, os profissionais terão o apoio psicológico de uma consultoria externa especialista em inclusão e diversidade. Entre os propósitos do suporte psicológico está fortalecer a autoestima e identidade, além de garantir suporte emocional para que possam lidar com as dificuldades impostas pelo racismo estrutural.
“Para além de uma ação para alcançar mais diversidade, equidade e inclusão em nossa empresa, o Potencialize tem como intuito promover a ascensão profissional de negros, com todo o suporte necessário para que eles ocupem posições preparados para os desafios impostos e fortalecidos para fazer a diferença e construir avanços consistentes em suas carreiras”, ressalta a gerente de Pessoas e Organização da Neoenergia Coelba, Tatiane Conceição.
O Potencialize se junta às iniciativas para o fomento e fortalecimento de uma cultura de diversidade na companhia. As próximas edições do projeto preveem o incentivo a outros grupos minoritários, a fim de garantir que todos os públicos tenham condições de ascensão dentro da companhia.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram