Saúde
Rede de farmácia realiza ação de prevenção a diabetes em Feira de Santana
A farmacêutica Tharcila Lima esteve na manhã desta terça-feira (13) no programa Acorda Cidade para falar sobre a ação da Farmácia Brito e sobre a diabetes. Confira abaixo a entrevista.
Daniela Cardoso
A rede de Farmácia Brito em Feira de Santana irá realizar nesta quarta-feira (14) uma ação para falar sobre a diabetes. A ação irá se iniciar a partir das 7 horas em todas as farmácias da rede, localizadas nos bairros Feira V, Sobradinho, Feira IX e avenida João Durval. A farmacêutica Tharcila Lima esteve na manhã desta terça-feira (13) no programa Acorda Cidade para falar sobre a ação da Farmácia Brito e sobre a diabetes. Confira abaixo a entrevista.
O que é a diabetes?
A diabetes Mellitus é uma doença crônica que vem crescendo bastante na sociedade brasileira e por isso estaremos com uma ação de aferição de glicemia e de pressão em todas as farmácias da rede Brito em Feira de Santana.
Como será realizada a ação?
Vamos aferir tanto a glicemia e a pressão de todas as pessoas que passarem pelos locais e que queiram realizar os exames. As pessoas que tiverem dúvidas também poderão se dirigir as farmácias onde terá uma equipe preparada para atender e tirar as dúvidas. Nosso foco na ação são pessoas com idade acima de 30 anos, pois essa é a faixa etária onde mais se desenvolve a diabetes.
Como é classificada a diabetes?
Ela é um conjunto de distúrbios metabólicos que apresenta em comum a hiperglicemia, que é a glicose elevada no sangue. Ela é dividida em vários tipos e as mais comuns que acometem os brasileiros é o tipo 1 e 2. O tipo 1 é quando o pâncreas deixa de produzir a insulina, que é o hormônio responsável por transportar a glicose do sangue para dentro das células. A do tipo 2 é quando as células que iriam receber a glicose por ação da insulina não conseguem mais receber a ação desse hormônio.
Quais os sintomas da diabetes?
Os sintomas variam dos simples aos mais graves que podem levar a pessoa a se hospitalizar. Quando a pessoa sente vontade de urinar demais, sente sede demais, quando percebe um aumento do apetite e ao mesmo tempo um emagrecimento sem causa aparente, e quando, além disso, muitas vezes ocorrem alterações visuais, a pessoa deve procurar ajuda médica. Outro sinal de alerta é quando feridas demoram de se cicatrizar, principalmente nos membros inferiores. Os sintomas mais graves se caracterizam pelos distúrbios cardíacos e renais, que é quando a pessoa precisa ser hospitalizada.
Inscrever-se
0 Comentários
mais recentes