Feira de Santana

Turismo de negócios: Convention & Visitors Bureau é relançada em Feira de Santana

No final do ano passado, a nova diretoria do Convention & Visitors Bureau foi eleita, tendo como presidente, o empresário do ramo da hotelaria, Marcelo Alexandrino.

Turismo de Negócios
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Um café da manhã nesta quinta-feira (25), marcou o relançamento da Convention & Visitors Bureau em Feira de Santana, que foi fundada há 17 anos. O evento contou com a participação da coordenadora da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Silvana Gomes.

No final do ano passado, a nova diretoria do Convention & Visitors Bureau foi eleita, tendo como presidente, o empresário do ramo da hotelaria, Marcelo Alexandrino.

Em entrevista ao Acorda Cidade, Alexandrino destacou o turismo empresarial na cidade, visando a finalização das obras do Centro de Convenções de Feira de Santana.

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Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Nós estamos relançando o Convention Bureau. Ele foi criado há 17 anos, mas com a paralisação da obra do Centro e Convençõe, a gente entendeu que não tinha um equipamento adequado para a gente buscar e atrair grandes eventos para Feira de Santana. Agora o governador Jerônimo prometeu, e já está em obras para poder concluir. Ele prometeu inclusive para setembro e no máximo até o final do ano entregar a obra do Centros de Convenções. Então a gente viu a necessidade de relançar o Convention Bureau para poder atrair, ajudar, apoiar as empresas que queriam atrair esses eventos para cá. São eventos de médio e grande porte para poder dinamizar a economia da cidade. Entenda que quando você atrai um evento de 500, 600, 1.000 pessoas, não só essas pessoas vão ficar hospedadas nos hotéis, mas há o movimento da economia, elas vão fazer refeições, elas vão se locomover, usar aí os aplicativos, o táxi. Elas vão comprar nos Shoppings, elas vão visitar os nossos pontos turísticos aqui, o Mercado de Arte Popular, o Feiraguay também é um ponto que é sempre visitado, então isso tudo movimenta a economia da cidade. Então esse é o grande objetivo do Convention Bureau, é atrair grandes eventos para dinamizar a economia de Feira de Santana”, explicou.

De acordo com o presidente, o Convention Bureau se trata de uma entidade de negócios.

“Ele é uma entidade só que não representa nenhuma classe. Ele é uma entidade de negócios. A gente está buscando trazer negócios para Feira de Santana que vai beneficiar toda essa rede que a gente geralmente chama de Trade Turístico. O que é essa rede? É o transporte, é a refeição, é hospedagem, são os guias de turismo que podem ter, as agências de viagem, todo mundo, locadoras de carros. De repente a pessoa vem para cá, vai participar de um grande evento, o cara vem de São Paulo, e sabe que aqui é perto tem Lençóis. Ele vai alugar um carro em Feira de Santana, vai para Lençóis, pode ir em Cachoeira, porque nós temos um grande atrativo lá em Cachoeira. Então tudo isso precisa ser trabalhado para a gente poder dar uma dinamizada à economia e vai gerar receita para todo mundo. Então a gente gera uma grande oportunidade de negócios”, declarou.

Presidente do Instituto Pensar Feira e diretor de Marketing do Convention Bureau, Edson Piaggio celebrou o relançamento da entidade.

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Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Acho importante o tema que é o recomeço de uma entidade que é muito importante para a população no turismo de negócios, que eu acho que é a vocação de Feira de Santana. Eu digo sempre, por estar próximo de Salvador, é também, um elemento que ajuda. Então estou muito feliz. E outra coisa importante é, como ela disse, toda a sociedade tem que estar engajada com esse tema. Porque o turismo, ele é transversal, ele atinge a todo o segmento”, informou Piaggio ao Acorda Cidade.

O presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes de Feira de Santana e vice-presidente do Convention Bureau, Getúlio Andrade enfatizou a importância de todos estarem de braços dados, pois o turismo proporciona ganho para todos os segmentos.

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Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O Convention Bureau só vai realmente cumprir o seu papel, a sua finalidade se tiver esse engajamento, se as pessoas entenderem que precisam participar. Então a proposta da entidade é contribuir na captação de eventos. E essa contribuição, esse trazer um evento para uma cidade, potencializa mais de 40 atividades econômicas. Então não se restringe apenas ao ganho do dinheiro do hotel e o restaurante. Ganha o taxista, ganha o cara que vende o artesanato, ganha o dono da farmácia, o turista vai à farmácia comprar também o medicamento, então é uma cadeia de mais de 40 atividades econômicas que é impactada. Feira tem toda a sua infraestrutura, hoje, já qualificada. Tem uma rede de hotéis, de restaurantes, de bares, um comércio pujante, uma indústria também forte, então nós queremos dizer que estamos com uma cidade pronta, precisamos só organizar esse setor e ter esse engajamento de todas as entidades, de todos os atores que estão presentes aqui no evento se envolverem para a gente potencializar cada vez mais”, disse.

Representando a Bruno Turismo, a empresária Norma Lacerda destacou o relançamento da entidade, proporcionando a atração de turistas para a cidade e região.

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Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O turismo de negócios aqui em Feira é forte e essa iniciativa com o Convention Bureau é importante porque vai atrair os turistas para conhecer a nossa região. A gente tem muito a oferecer, o Lago Pedra do Cavalo e outras coisas mais, então é importante demais. O turismo está em alta, em Feira a gente também tem o turismo de negócios, mas o turismo não para, né? O Brasil tem crescido muito pós-pandemia e a gente está muito feliz com isso”, afirmou.

Quem também esteve presente no evento, foi o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins. Ao Acorda Cidade, ele enfatizou que o turismo precisa ser ampliado e deu como sugestões, destinos próximos de Feira de Santana que também podem ser explorados pelos turistas.

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“Eu acho que ele pode ser ampliado. A questão de turismo de negócio acontece, quem vem fazer negócio. O importante é você ter uma estrutura de hotéis, estrutura de restaurantes, estrutura de apoio, mas nós temos 5G, nós temos uma série de outras formas da gente coincidentemente trabalharmos juntos. A questão do turismo é você linkar, aproximar o que está perto. Cachoeira, por exemplo, é uma cidade histórica, bem perto aqui da gente, tanto quanto Feira de Santana tem ações culturais, mas a Pedra do Cavalo está aqui de junto. Quem tem interesse em esportes náuticos ou atividades náuticas está aqui do lado, também. Nós temos atividades esportivas, várias delas, mas é importante integrar. Nós temos trilhas, a Chapada está bem pertinho daqui. Se você consegue promover Lençóis e Mucugê, quanto mais promover a Feira de Santana. Portanto, o que nós precisamos é integrar essas ações. Está faltando o aeroporto. O aeroporto de Feira não pode continuar, esse aeroportinho, o nome é esse, para a gente não receber voos de maior quantidade de pessoas. Enfim, está na hora da gente também buscar a infraestrutura que o estado devia ter em Feira, e não tem”, concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

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FEIRA DE RUA

BOTOU COBÉ NO MEIO, JÁ TEM CARA DE MOFO…

Jose carlos passos Silva

Uma pergunta deveria ter sido feita ao prefeito: o que ele fez para dinamizar o turismo de negócios em Feira de Santana ?
Esse evento é uma agenda positiva mas que carece ainda de ações concretas de todos os atores e, principalmente, da conclusão das obras do centro de convenções. Por sorte estamos em ano eleitoral e a inauguração ocorrerá após anos de promessas, iniciadas no governo Rui Costa.