Um casal que reside na Rua L, Caminho L20, no conjunto Feira X em Feira de Santana entrou em contato com a reportagem do Acorda Cidade, para pedir ajuda diante do problema enfrentado na residência, que fica ao lado do canal de escoamento na mesma localidade.
Além da invasão da água sempre que chove, uma parte do muro da casa caiu e uma cratera dentro do terreno foi aberta após as chuvas. Wilson de Souza é morador da Casa 16 e contou os prejuízos sofridos por ele e pela família, devido a proximidade da casa com o canal.
“Da outra vez teve uma enchente, destruiu o lado da casa todinho. O prefeito esteve aqui, os vereadores, todo mundo falou que ia fazer a reconstrução. A Defesa Civil veio e disse que eu tinha que sair de casa pra morar em algum lugar, aí eu peguei e aluguei uma casa o qual fiquei um bom tempo. De lá pra cá ficaram de resolver tudo isso e não resolveu. A prefeitura deixou de pagar o aluguel e eu tive que voltar para a minha casa, vou ter que fazer a reforma todinha de novo, peguei o dinheiro, investi no lado da casa, fiz um alicerce, uma proteção para a água não invadir e voltei a morar. Só que eu fiz isso tudo e nessa chuva que deu, a água solapou por baixo e agora está avançando pro lado da casa todinho, então eu estou sem saber o que faço”, disse.
Ainda segundo o morador, a família teme que a casa desabe. Ele aproveitou para pedir providências à prefeitura municipal que, de acordo com ele, já esteve no local, mas nada foi feito.
“Espero que a prefeitura tome alguma providência que venha aqui, tem que concretar, fazer uma proteção mais forte e tudo porque do jeito que está não tem condição de ficar. Quando chove a gente não fica nem em casa. Vamos para casa da minha filha, passar a noite, quando é no outro dia a gente volta porque a gente está vivendo assustado. Para se ter uma ideia, da Rua A que é a outra paralela à essa que eu moro, dá mais de 30 metros de profundidade, a cratera. Fizeram uma drenagem noJussara e a água desce toda para esse caminho aqui e dessa vez agora a água entrou dentro de casa”, destacou.
Maria de Lourdes, esposa de Wilson, também falou ao Acorda Cidade que desde 2019, a família enfrenta problemas com o canal. Desesperada, ela pediu providências diante a situação da casa.
“Isso aqui já ocorre desde 2019. A Defensoria Pública, a Defesa Civil, todos estiveram aqui e não fizeram nada por nós. Eu estou numa situação em que não posso fazer mais nada, mas por que eu não posso fazer? Porque o dinheirinho que meu marido guardou, que nós estávamos guardando pra reformar nossa casa, meu marido veio, fez o muro, comprou cimento, brita, pagou a mão de obra do pedreiro. Eu choro de dia à noite, quando começa a chover, de madrugada, saio de dentro de casa correndo, que não aguento mais essa situação. O hall está fofo, tem lugar que você pisa, você sente ele afundando por dentro, por baixo. Dr. Colbert, o senhor se lembra que depois da obra da Gabriela, o senhor disse que faria aqui e até hoje não compareceu?”, questionou.
O Acorda Cidade entrou em contato com a Defesa Civil, a Superintendência de Operações e Manutenção (Soma) e a Defensoria Pública e aguarda o retorno.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram