Bloco que já virou tradição na Micareta de Feira, o Lá Vem Elas está mais que confirmado neste ano no Circuito Maneca Ferreira, na Avenida Presidente Dutra, em Feira de Santana. O bloco, que surgiu através de uma brincadeira entre amigos em um “baba de saia”, reúne, anualmente, milhares de associados evidenciando a figura feminina através de fantasias elaboradas.
O Acorda Cidade conversou com o diretor do bloco, Valter Lima, que deu mais detalhes sobre as novidades para este ano.
A princípio, Valter Lima destacou sobre a escolha do tema para esta edição, que vai homenagear a boneca mais famosa do mundo, a “Barbie”.
“Esse ano a gente vem de Barbie para a avenida para evitar conflitos. A gente está buscando temas que tenham zero conflitos e Barbie é uma personagem feminina que não tem contestação de ninguém. A gente vai presentear também o associado com esse tema. Vamos estar realizando nosso desfile no sábado, no dia 20, às 17h, no circuito Maneca Ferreira”, disse.
Produção
A produção das fantasias, ainda segundo ele, é feita através de uma empresa renomada no país, para que os detalhes sejam evidenciados durante todo o percurso do bloco. Já a escolha da fantasia é feita através de muitas discussões com o grupo de diretores.
“Normalmente, a gente tem um grupo de colaboradores dentro do bloco que são familiares dos diretores e a gente senta, discute e vê um tema que seja interessante, que traga alegria, que traga reverência, que traga o sentimento da Micareta e assim é decidido. A gente contrata uma empresa especializada aqui em Feira de Santana que atualmente é uma das maiores do Brasil e a gente sempre faz e eles nos atendem com muita satisfação”, contou Valter ao portal Acorda Cidade.
História
Assim como mencionado no início desta reportagem, o Bloco Lá Vem Elas surgiu de uma brincadeira de amigos, em que, em 2024, completará 40 anos.
Ao Acorda Cidade, o diretor também relembrou momentos da época em que o grupo foi criado, além da proporção que se tornou, sendo referência na Micareta de Feira.
“A história do Lá Vem Elas se confunde com a história, vamos dizer assim, do Feira Tênis Clube, da Festa da Matriz. A gente participava do tempo da lavagem e tinha um baba de saia no Feira Tênis Clube. E aí surgiu essa ideia de botar o bloco e a gente está, até hoje, nessa brincadeira, desfilando e participando com muita vontade, com muita felicidade e com muita reverência. A trajetória do bloco é boa, muito grande e muito bonita. O bloco começou informalmente, de uma brincadeira de amigos e depois tomou proporções maiores, atualmente completando 40 anos de avenida. Realmente é uma data marcante e a gente espera poder desfilar mais uma vez e presentear o folião, com muita reverência, com brincadeiras, com o verdadeiro espírito do que é o Carnaval, do que é a Micareta”, frisou.
Dificuldades
Apesar de estar há 39 anos na avenida, o Bloco Lá Vem Elas também enfrenta desafios para a sua realização, diante da queda nas vendas por conta do atraso da decisão do evento momesco.
“Estamos enfrentando dificuldades próprias da atual construtora, a Micareta demorou bastante para se confirmar e a gente acabou retardando o nosso start de vendas porque você não ia vender uma coisa por uma incerteza”, Valter Lima.
Atração
Anualmente, uma banda de referência, seja do axé ou do pagode, é escolhida para puxar a alegria dos associados no bloco. Questionado sobre a atração definida para este ano, Valter Lima garantiu que a divulgação do cantor será em breve.
“Ainda não definimos quem vai puxar o bloco, estamos praticamente apalavrados com uma atração, mas só está faltando a assinatura e o contrato. A gente é igual a jogador de futebol, só anuncia quando está contratado. Estamos aguardando também as vendas deslancharem para a gente deslanchar com tudo e colocar o bloco na avenida”.
Pistolas de Água
Conforme a Lei nº 14.584, que proíbe a utilização de pistolas de água e objetos similares durante festas de rua, a recomendação do bloco, também neste ano, é que os associados cumpram com a determinação. Na avaliação do diretor, a medida é positiva, já que garante o bem-estar e segurança das mulheres.
“A gente coloca um informativo com as normas de conduta do associado dentro da Micareta, até porque é uma lei estadual e a lei é para ser cumprida. A gente está abraçando a lei e conscientizando o associado que não leve pistola porque já é uma coisa proibida. Eu acho positiva essa proibição, até porque eu, que faço o desfile embaixo acompanhando o bloco, acompanhando o movimento do trio, vejo que é um momento de muito estresse para quem está acompanhando, que gosta do Lá Vem Elas, que nos admira. Muitas vezes uma mulher vai toda arrumada para a avenida e você chega e molha o cabelo dela. Isso desagradável para a mulher, a gente tem que colaborar para o seu bem-estar”.
Vendas
As vendas das fantasias para o Bloco Lá em Elas já estão disponíveis por meio do Instagram @lavemelasoficial ou nos Balcões da Galeria Maria Luiza, no Shopping das Fábricas no Shopping Boulevard e nas lojas participantes como a Lucidata e Ihago Store.
Valter finalizou ainda fazendo o convite aos associados para garantirem a fantasia o quanto antes.
“Estamos impulsionando o Instagram, porque hoje é uma ferramenta muito utilizada por todo mundo para que as pessoas saibam que o Lá Vem Elas vai sair. Vocês, os associados do Lá Vem Elas se apressem, procurem logo para que a gente viabilize esse bloco, porque é um bloco que vai estar comemorando 40 anos de avenida e certamente a Micareta ganha muito com a participação do Lá Vem Elas e a gente também tem a maior satisfação em participar, com muito amor e muita paixão pelo que faz”, concluiu.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram