Feira de Santana

Dia da Biblioteca: espaço público de Feira de Santana segue em reforma desde 2019

Apesar do atraso na entrega da reforma, a biblioteca municipal terá novos equipamentos, garantindo a acessibilidade à população.

Biblioteca Arnold Silva
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Um decreto brasileiro datado de 9 de abril de 1980 instituiu o Dia Nacional da Biblioteca. Ambiente significativo na preservação de livros e no processo de educação de estudantes, as bibliotecas também contribuem para a formação de novos indivíduos.

Em Feira de Santana, a Biblioteca Municipal Arnold Ferreira Silva é, atualmente, uma das maiores bibliotecas escolares do estado e conta com um acervo de mais de 15 mil livros. Porém, o espaço amplo e muito frequentado encontra-se indisponível ao público devido a uma em reforma que se arrasta desde 2019.

Presidente da Fundação Egberto Costa
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

O Acorda Cidade ouviu o presidente da Fundação Egberto Tavares Costa, Marcos Lima, que falou sobre o processo de reforma, que ainda não foi concluído devido a um contratempo na licitação.

“Gostaria de dizer que a biblioteca já passou por uma fase de reforma, o prédio foi totalmente reestruturado, o que falta agora é a vidraça, ela é toda de vidro, então falta fazer a vidraça, algumas prateleiras dentro da biblioteca, que foi feita uma nova licitação para isso. A licitação foi realizada, a empresa ganhou a licitação, porém, na hora de entregar a documentação, houve um problema na impressão e, por esse motivo, a coordenação da licitação acabou desclassificando. Essa empresa entrou na justiça, recebeu uma liminar do juiz proibindo fazer outra licitação para esse empreendimento. Então estamos aguardando a finalização da manifestação da justiça”, disse.

Biblioteca Arnold Silva
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Mesmo aguardando o resultado do processo licitatório, Marcos Lima garantiu durante a entrevista ao Acorda Cidade, que há uma programação a ser feita, caso não haja resolução do caso.

“Estivemos com o prefeito, o prefeito me cobrou isso, a gente está cobrando também a Procuradoria para ver se há outra maneira de se resolver o mais rápido possível. A finalização para poder entregar à população de Feira de Santana um equipamento tão importante como a biblioteca. A gente já tinha um cronograma devido a essa situação da empresa ter passado por esse transtorno, em relação à documentação”.

Biblioteca Arnold Silva
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Melhorias

Apesar do atraso na entrega da reforma, a Biblioteca Municipal terá novos equipamentos, garantindo acessibilidade e conforto. A expectativa, segundo o presidente da Fundação, é que a inauguração aconteça o mais rápido possível.

“Estamos na expectativa de que seja o mais rápido possível essa conclusão. Nós colocamos lá, através da ordem do prefeito, um elevador para deficientes físicos, que é algo importante. Foi totalmente reformada a biblioteca, os banheiros foram adaptados com acessibilidade, entre outras novidades que vai ter na Biblioteca de Feira de Santana”, contou.

Funcionamento em local provisório

Provisoriamente, a Biblioteca Municipal está funcionando em frente ao prédio principal, na Rua Professor Geminiano Costa, no centro da cidade. O atendimento, seja aos estudantes ou frequentadores, também está normalizado.

“A Biblioteca Municipal está provisoriamente funcionando em frente ao prédio da biblioteca, aqui em Feira de Santana, onde está sendo feito o atendimento à população de Feira de Santana normalmente. Não está na estrutura da nossa biblioteca, mas está sendo feito o atendimento aos nossos estudantes, ao nosso povo de Feira de Santana”, relatou Marcos Lima.

Outros programas

Além da Biblioteca Municipal, outra novidade que o município contará é a reforma do Teatro Maestro Miro, no bairro Muchila. De acordo com Marcos Lima, o ambiente também será entregue à população em breve.

“Já começaram as obras do Maestro Miro, o telhado havia cedido, onde teve um problema com o forro e, por esse motivo, teve que suspender as atividades do Maestro Miro. Então, na semana passada, nós demos início, com o prefeito Colbert, à recuperação do Maestro Miro e a empresa está lá fazendo o serviço. Esperamos também que o Maestro Miro volte o mais rápido possível a atender o nosso povo de Feira de Santana”, concluiu.

Leia também: Dia do Bibliotecário, o profissional que faz mais do que guardar livros

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
10 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Sergio

Esse prefeito Colbert não gosta da educação! Várias escolas municipais reformando a anos, o hospital municipal promessa de campanha, não fez! BRT não fez! Novo centro não fez! Feirinha do tomba não fez! Fazer novas vias na artêmia pires ele tbm não fez! Novos transbordo tbm não fez! Expofeira não fez! Escoramento e drenagem tbm não fez! Concurso público não fez! Pavimentação não fez! Centro de abastecimento que parece um lixão, um imundice ele não fez! Reforma do posto de saúde do tênis não fez! Entre muitas outras coisas que ele não faz.

Sandro

Já foi decretado que o prefeito d feira Colbert não gosta da educação! Ele como professor foi contar o ensino em nossa cidade.

MESSIAS DE OLIVEIRA LIMA

E a marca deste prefeito . Fazer obras de reformas sem previsão de término. Foi assim com a rua Marechal Deodoro demorou
horrores pra abrir a população, Parque da cidade fechado desde a pandemia e até hj fechado tbm , Praça do Tomba terminada a obra porém até hj não entregou a população. O pai dele que DEUS o tenha deve estar se revirando no túmulo com tanta falta de competência do filho.

SÓ PRA CONTRARIAR

O QUE IMPORTA PARA ESSES POLITICOS E SERVIDORES PÚBLICOS, É SÓ RECEBER OS SALÁRIOS DELES EM DIA, O RESTANTE EMPURRA COM A BARRIGA

Cidadão

Que lixo hein!!!
Ar condicionado, livros atualizados, ampliação do espaço, etc!

Feira é gerida realmente por políticos meia boca.

Rafael

Que vergonha,esse é o retrato da política feirense,quando se trata do essencial (educação, saúde, segurança) sempre tem uma desculpa,um embargo…agora falou em festa da-se um jeito,revoga decreto faz e acontece!
Viva a democracia!

GERSON SILVA DE ALMEIDA SOUZA

Quase cinco anos sem concluir por conta do julgamento de uma falha de impressão?
Tem peça faltando nesse quebra-cabeça…

Absurdo

5 anos de espera pra reforma de um espaço. Isso é absurdo!

FREUD

Gente!!! 5 anos e não terminam a reforma?? Kkkkkkk Feira cresce e agente não ver kkkkkkk

Dias

KKK só rindo viu 5 anos pra fazer uma reforma bem a cara desse desgoverno Colbert e Zé Ronaldo