Feira de Santana

Vacina BCG é a principal forma de prevenir a tuberculose

Disponível de forma gratuita para bebês logo após o nascimento.

vacina bcg - foto - secom - divulgação
Foto: Secom/SMS

Uma tosse que permanece por mais de três semanas pode ser tuberculose. A doença infecciosa que apresenta sintomas iniciais parecidos com o da gripe pode levar à morte, quando não diagnosticada em tempo hábil.

Entre as principais formas de evitar a doença está a vacina BCG, disponível de forma gratuita para bebês, logo após o nascimento, em todos os postos de saúde de Feira de Santana. O imunizante previne complicações e formas graves da infecção, como a meningite por tuberculose e miliar.

Neste ano, cerca de 700 doses da vacina foram aplicadas entre janeiro e fevereiro. Segundo a enfermeira referência técnica em Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde, Gilca Lessa, a maior preocupação é com a tuberculose pulmonar.

“Registramos um aumento de 27% de pessoas com tuberculose pulmonar, comparando o ano de 2022 com 2023. É uma doença de fácil transmissão, porque a contaminação ocorre pelo contato ao falar, tossir ou espirrar”, ressaltou.

A BCG deve ser aplicada, de forma preferencial, 12h após o nascimento até os 30 dias de vida Para ser imunizado, os pais ou responsáveis devem acompanhar e apresentar certidão ou declaração de nascimento emitida pelo hospital, cartão SUS e caderneta de vacina do menor.

As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários