Podcast

Dos palcos aos resgates: conheça a história do bombeiro militar, músico e artista João Lucas "Nagô"

O bombeiro compartilhou várias experiências marcantes, incluindo sua primeira ocorrência, um fato marcante envolvendo cinco adolescentes.

Cantor e bombeiro militar João Lucas
Foto: Divulgação

Nascido e criado em Feira de Santana, na icônica Rua Nova, celeiro de música afro, o convidado do podcast do Acorda Cidade desta semana é João Lucas Fagundes Batista, uma personificação da diversidade e do talento que brotam das ruas da cidade.

Com uma formação em Administração pela Universidade Estadual da Bahia (Uefs) e cursando Licenciatura em Educação Física, sua paixão pela cultura transcende sua multiplicidade, incluindo ser Bombeiro Militar há quase 10 anos, ator, músico e um esposo e pai dedicado, compartilhando sua vida ao lado da administradora Priscila Leite e sua filhinha, Maria Teresa.

Desde muito pequeno, João foi imerso nas vibrantes manifestações culturais da Bahia, influenciado por grandes nomes como Jorge de Angélica, Tonho Dionorina, Gilsam, Paula Sanffer, Libu de reggae, a banda Pretos de Preta, dentre outros ícones. Sua jornada artística começou cedo, participando aos 11 anos do Festival Vozes da Terra, onde sua paixão pela música e pelas artes começou a florescer. Sua infância foi permeada pela música e pelas artes, encontrando conforto nos palcos teatrais, onde se destaca em produções como “Chicos”, dirigido por Susana Vega.

Entretanto, sua vida não se resume apenas ao palco e aos estúdios. A filosofia de vida do João Lucas é bem clara: “quem não vive para servir, não serve para viver”. Desde os 17 anos, João tem se dedicado ao serviço público, inicialmente como operador de triagem nos Correios e, aos 23 anos, como Bombeiro Militar, uma vocação que o conecta diretamente ao propósito de ser uma luz para os outros.

Ao Acorda Cidade, o bombeiro compartilhou várias experiências marcantes, incluindo sua primeira ocorrência envolvendo o afogamento de cinco adolescentes e também a sua atuação diante das fortes chuvas que o estado da Bahia vivenciou, destacando a importância do papel do Corpo de Bombeiros em oferecer assistência direta às comunidades. João ressaltou também a importância da saúde mental e do fortalecimento da inteligência emocional, algo que é estimulado com frequência dentro da corporação.

Além de seu trabalho incansável, João é um entusiasta da música e das artes, fundando em 2019 a banda Nego Nagô, que busca celebrar a riqueza da cultura preta baiana através das raízes do axé, pagode, reggae e samba-reggae. Sua contribuição para a cena musical local é evidente, como em criações como “Abra o Olho, viu?”, uma canção feita especialmente para a Micareta de Feira.

Seja nos palcos, nas ruas ou nas comunidades que atende, João Lucas Fagundes Batista personifica o compromisso com a preservação da cultura e com o serviço à sua comunidade. Sua jornada é uma inspiração para todos os que aspiram a fazer a diferença, mostrando que é possível transformar sonhos em realidade quando se tem paixão, compromisso e uma dose saudável de determinação.

Venha embarcar conosco nessa viagem de descoberta e inspiração. Ouça o podcast abaixo:

O podcast Cá Entre Nós está disponível também no Spotify, Deezer e Google Podcasts. Siga @escutocaentrenos e @acordacidade no Instagram e  Facebook para acompanhar as gravações ao vivo ou, se preferir, inscreva-se no canal do YouTube.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
12 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários