Educação

Atividades movimentam a Uefs na Semana Nacional de Ciência e tecnologia

Uma das atrações foi a exposição de rochas e minerais. Segundo a professora de Geologia, Liana Barbosa, o objetivo foi divulgar os laboratórios de Geociências, Paleontologia e Pedologia e aproximar o estudante do universo dessa área.

Acorda Cidade

Ações de saúde em educação sexual, prevenção DST/AIDS e utilização racional de medicamentos em geral; exposição de rochas, minerais, fósseis, sedimentos e solos e a apresentação de um robô que toca berimbau; experiências em laboratórios. Todas essas atividades atraíram, desde terça até esta quinta-feira (18), cerca de dois mil estudantes dos ensinos fundamental e médio e pessoas da comunidade à IX Semana Nacional de Tecnologia e ao XVI Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
 
Uma das atrações foi a exposição de rochas e minerais. Segundo a professora de Geologia, Liana Barbosa, o objetivo foi divulgar os laboratórios de Geociências, Paleontologia e Pedologia e aproximar o estudante do universo dessa área. Foram expostos fósseis de várias eras geológicas, além de rochas, minerais e solos.
 
 
Dentre os fósseis, destaca-se a coleção de peixes da era mesozóica, doada pelo Museu Paleontológico do Crato, no Ceará. “A Uefs tem um bom acervo de rochas, minerais, fósseis, sedimentos e solos, que podem ser vistos pelo público durante todo o período letivo e fazem parte desta exposição”, revelou Liana Barbosa.
 
Tecnologia
 
 
Outra atração que despertou o interesse e a curiosidade dos jovens foi o robô chamado “Berimbô”. Projetado e desenvolvido cerca de cinco anos pelo professor da área de Engenharia Ivan Monsão, em parceria com Paulo Libonati, Berimbô reproduz músicas com o som característico do berimbau. Segundo Ivan, o pequeno robô auxilia no projeto de popularização da ciência, aliando diversão e aplicação de conhecimentos. Através da desenvoltura de Berimbô, disciplinas como automação, robótica e mecatronica se tornam muito mais atraentes.
 
Atualmente, o repertório de Berimbô está restrito a duas músicas: Angola, que é tradicional do jogo da capoeira; e a canção argentina La danza del tezcatilipoca roja. A idéia é que outras músicas possam vir a ser incorporadas ao software que gerencia o robô.
 
Na programação da Semana Nacional de Tecnologia e do XVI Seminário de Iniciação Científica, constaram visitas ao Observatório Astronômico Antares e ao Museu Casa do Sertão. Os participantes poderam, ainda, assistir a filmes e conhecer atividades da Equipe de Educação Ambiental da Uefs e a laboratórios como os de energia solar, de física, biologia, geologia e informática.
 
Fotos e informações da Uefs
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários