Na manhã desta quinta-feira (21), mais uma escola da rede municipal foi reinaugurada em Feira de Santana. A entrega da unidade escolar Diva Matos Portela, que existe há mais de 40 anos, estava sendo aguardada por toda a comunidade. Segundo a prefeitura, é a única escola pública da Bahia a possuir piscina olímpica. Com a área atual triplicada, a escola vai atender a 714 estudantes, da Educação Infantil ao 6º ano do Ensino Fundamental.
Um grande público compareceu, entre estudantes da escola, pais, professores, gestores, imprensa e autoridades, para conferir e apresentar o resultado de quase R$ 7 milhões investidos. A secretária de Educação, Anaci Paim, disse ao Acorda Cidade que a ideia da reforma foi trazer uma nova escola moderna e inovadora que vai aumentar a capacidade de atendimento, passando de cerca de 200 para mais de 700 estudantes.
“Aqui tinha 196 alunos, agora está com 714. É um número bem significativo. E a ênfase nós demos ao grupo quatro e ao cinco, e mais do primeiro ao quinto e o sexto ano. Se tivesse mais salas, estava enchendo tudo, porque a demanda é enorme. Você vê, em tão pouco tempo, a escola criada com menos de 200 alunos já tem mais de 700”.
Com novas 15 salas de aulas, biblioteca, sanitários, sala de recursos, brinquedoteca, área administrativa e diretoria, refeitório, espaço dos professores, área de serviço, quadra poliesportiva e piscina com 50 metros de comprimento, a Diva Matos Portela ainda tem novos laboratórios de robótica e matemática, além de equipamentos tecnológicos.
“É possível você desenvolver campeonatos, inclusive de natação, envolvendo todos os alunos da rede pública municipal. Estamos também viabilizando condições para atividade experimental prática a ser desenvolvida com laboratórios de ciências, matemática e de robótica já instalados em todos os ambientes, como biblioteca e ambientes de sala de recursos adequados também para atender a população em sua totalidade”, explicou Anaci ao Acorda Cidade.
O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, também esteve na reinauguração. Ele destacou a ampla estrutura da escola, além da aquisição de mais de 300 computadores Chromebooks e uma forte conexão de internet. Ele mencionou a luta para garantir a conclusão da reforma, superando os desafios da pandemia e a desistência de empresas, o que, segundo ele, atrasou a obra.
“Eu acho que é importante a gente dizer que esses quase R$7 milhões gastos são muito mais importantes para o aprendizado de tanta gente boa”.
A Escola Municipal Diva Matos Portela, criada no mandato do ex-prefeito Colbert Martins da Silva, pai do atual gestor, passa por uma transformação que a coloca como uma das principais unidades em infraestrutura no estado.
“Acredito que é uma luta importante e dizer que meu pai deu muitos passos antes de mim e estou seguindo esses passos agora. A escola antiga não tem mais nada, o que nós temos hoje é uma nova escola e eu fico muito alegre em poder dar esse passo importante. Me alegra muito investir forte e pesado na educação porque o conhecimento é a grande forma de emancipação e de crescimento das pessoas”, ressaltou.
O prefeito ainda ressaltou a importância do investimento em educação para o crescimento das crianças, enfatizando que o conhecimento é transmitido por professores, não apenas pela tecnologia.
“O nosso investimento em educação é fundamental para o crescimento de tantas crianças que vão ser adultos daqui a pouco, mas precisam, no século XXI, de grande conhecimento. Nós estamos dando todas as condições. No meu tempo, não tinha computador na sala de aula, aqui agora tem e que bom que tenha. Mas computador não ensina, quem ensina são professores que dão os caminhos”, disse Colbert.
Além disso, o prefeito afirmou que em breve também será reinaugurada a Escola Municipal Cívico-Militar, no distrito de Jaíba, em Feira de Santana, e que esta pode ser ainda maior que a Diva Matos e a Escola Municipal Colbert Martins, em Jaguara. Ele ainda pontuou que a sede da Secretaria de Educação também será completamente reformada.
A maioria dos espaços está climatizada com ar-condicionado, mas por conta da distribuição de energia, Colbert disse que aguarda a Neoenergia Coelba para realizar uma ligação diretamente da rua para suportar a carga na rede, contudo salientou que tudo já está funcionando. Inclusive, ressaltou que em outras escolas da rede municipal tem ocorrido a mesma problemática, mas que esse é um erro geral no estado por falta de distribuição de energia elétrica.
Ainda segundo a secretária de Educação, o campo de futebol ao lado da escola também foi autorizado pelo prefeito para compor as áreas da escola, mas ele ficará à disposição também da comunidade.
“Esse campo já está no aditivo, já foi autorizado pelo prefeito. E ele vai estar disponível para a utilização da comunidade, com os vestuários prontos e com toda a infraestrutura própria para um campo de futebol”.
Greve
Está marcada para esta quinta (21), uma assembleia de professores da rede municipal com o objetivo de definir a adesão da categoria ao estado de greve. Uma das pautas reivindicadas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB-Feira) é o pagamento do piso salarial dos professores.
Aproveitando a oportunidade, Colbert falou ao Acorda Cidade sobre o assunto.
“Eu acho que é um absurdo isso. Houve reunião, a secretária conversou sobre o assunto. Ontem mesmo, nós mandamos para a Câmara a solicitação de lei para um reajuste retroativo até maio do ano passado, daqueles 4%, que vão ser dados, também, juntamente com agentes comunitários e agentes de endemias. As escolas estão ótimas, com muito boa qualidade, as merendas servidas a todo mundo. Se a APLB quiser fechar a escola, eles estarão cometendo, no meu entendimento, um crime grave contra as crianças de Feira de Santana”, declarou o prefeito.
Leia também: Professores da rede municipal decidirão na próxima quinta-feira (21) se entrarão em greve
Confira mais fotos da nova estrutura da escola:
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram