Feira de Santana

Reunião discute preparativos para Micareta; cães farejadores serão utilizados nos portais

Até a realização do evento, novos encontros acontecerão para alinhar a organização.

Reunião da FPI
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (15) no Teatro Margarida Ribeiro, em Feira de Santana, uma reunião com a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), para tratar sobre a Micareta 2024, que acontece entre os dias 18 e 21 de abril, além do arrastão na segunda-feira, dia 22.

Durante o encontro, foi apresentado o mapa do circuito pelo secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, além das normas de segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o gestor da pasta informou que, a partir deste momento, novos encontros acontecerão com mais frequência.

Reunião da FPI
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Vamos agora intensificar ainda mais após a segunda reunião da FPI, onde a gente também já sai daqui com todas as datas que teremos de novas reuniões. Portanto, semana que vem, dia 21, dia 25 de março, depois, 4 de abril, 10 de abril e 16 de abril, sempre às 15 horas, aqui no Teatro Margarida Ribeiro. É uma reunião aberta, onde participam os integrantes da FPI, que são secretarias do município, algumas entidades estaduais, federais, e também empresas como a própria Coelba, o Crea, a imprensa aqui participando para divulgarmos as nossas ações e também a população. Hoje tivemos a presença de artistas, músicos, bandas, comerciantes, ambulantes, barraqueiros, porque essa festa é uma festa de todos nós. Então, essa festa é construída nesse diálogo. O Ministério Público também esteve aqui presente com o doutor Audo Rodrigues, que também contribui bastante”, informou.

De acordo com Jairo Carneiro, estas reuniões da FPI também têm como objetivo fazer com que os órgãos possam debater e tirar dúvidas sobre o evento.

Reunião da FPI
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Tivemos hoje a apresentação do mapa, onde nós tivemos uma extensão até a Castro Alves. Tivemos também a apresentação do Corpo de Bombeiros demonstrando a preocupação e a presença nas reuniões. Isso realmente chama um alerta para todos aqueles envolvidos que vão estar buscando montar estruturas, vão estar trabalhando para poder acompanharem as exigências que nós temos do Corpo de Bombeiros no que tange a segurança da festa. Então é o momento para poder tirar dúvidas, reunir todos esses órgãos e, acima de tudo, demonstrar que todos os órgãos estão à disposição para também estar recebendo essas informações e também questionamentos para tirar qualquer tipo de dúvida também nos seus setores de trabalho”, declarou o secretário ao Acorda Cidade.

Representando o Ministério Público, o promotor de justiça Audo Rodrigues informou que o papel do órgão é fiscalizar todos os detalhes do evento, mesmo que entendam que o MP “incomoda”.

Reunião da FPI
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Para muitos, a nossa participação é de incomodar. Para outros, e para a nossa sociedade, acho que também é mais para ajudar. Incomodar porque a gente vai pegar no ponto justamente daquilo que esteja falhando em prol do benefício de segurança e de saúde da população. Esse é nosso papel, muitas vezes, para muitos, nós estamos sendo incisivos e chatos. Nosso papel aqui é garantir ao folião, uma festa digna, com segurança, e que com todos os entes envolvidos, tudo ocorra dentro da normalidade”, informou.

De acordo com o promotor, as reuniões já tiveram início desde o ano passado, sobretudo se tratando de Segurança Pública.

“Nós já começamos isso desde novembro ou dezembro do ano passado com as reuniões com a Polícia Militar, para traçar os objetivos. Um panorama com mais de 4 mil homens trabalhando numa festa, não é feito da noite para o dia. Em caso de saúde pública, com o Clériston Andrade, o município com toda a estrutura que precisa ser montada de saúde, ela também precisa ser verificada. A parte da infância e juventude, também com a nossa colega já iniciou as tratativas com o município, com os Conselhos Tutelares, com os órgãos envolvidos, de uma forma bem intensa, para que durante a festa ou dias antes da festa, tudo ocorra dentro da normalidade esperada”, explicou.

Reunião da FPI
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Ainda segundo Audo Rodrigues, cães farejadores irão atuar nos portais de entrada da Micareta de Feira.

“Nós estamos em conversas com a Polícia Militar, para uma maior fiscalização no circuito da festa, momentos antes da liberação do pessoal para entrar. Infelizmente o circuito não é fechado, mas nós vamos contar esse ano com cães farejadores, para que se evite a questão de drogas, a situação de garrafas e outras situações como armamentos, que possam adentrar no circuito da festa em momentos anteriores à liberação dos portões de entrada”, declarou.

Em entrevista ao Acorda Cidade, Eudes Bacelar, empresário e responsável pela empresa que está montando as estruturas dos camarotes, informou que os serviços serão finalizados faltando 48 horas para o início da Micareta.

Reunião da FPI
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Nós já tínhamos feito um planejamento, e com essa questão da paralisação, nós tivemos que fazer uma reestruturação, toda uma logística, mas com fé em Deus, a partir de amanhã, nós vamos retomar as montagens das estruturas no circuito gradativamente, porque não pode ser feito atropelando as coisas, mas vai dar tudo certo e vamos seguir o planejamento interno. Nosso objetivo é concluir todas as montagens até 48 horas antes do evento, porque duas semanas paradas não é fácil para recuperar. Além dos equipamentos que precisam ser isolados de vias e ruas do circuito, a gente tem que deixar para a última hora”, explicou.

Mesmo com um tempo menor, Eudes informou que não será preciso aumentar a equipe para agilizar o processo.

“Estava até conversando com o inspetor Matheus do CREA, e gente até por experiência de outros eventos, que não adianta aumentar o quantitativo de mão de obra se você não colocar equipamentos de tecnologia para facilitar. Aí você bota muita mão de obra, muitos homens trabalhando no circuito e isso às vezes atrapalha. Nós vamos investir agora em um munck para sustentação de algumas estruturas, para facilitar a montagem, duas empilhadeiras para também facilitar o carregamento e descarregamento. Vamos ampliar a questão de caminhões para poder facilitar a logística de carregar e descarregar durante o final de semana no circuito, para poder também não ter aquele atraso e também não atrapalhar tanto o trânsito”, concluiu.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

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