Durante o Programa Acorda Cidade, na Rádio Sociedade News, na manhã desta terça-feira (12), o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, anunciou que deve decidir sobre a realização da Micareta ainda nesta semana. A cidade, que sofreu estragos causados pelas chuvas nos últimos meses, está sob Decreto de Emergência.
Para que as festividades aconteçam, o decreto precisa ser revogado, explicou Colbert. A situação de emergência por conta das enchentes foi decretada no dia 21 de fevereiro.
“Da mesma forma como existe o decreto de seca, que está em vigor, eu vou revogar, porque sabemos que do ponto de vista da zona rural, as chuvas melhoraram plantações e algumas até se perderam por excesso de chuva. Então, revogarei e estou analisando o decreto da inundação, aquele específico que diz respeito às enchentes em 26 de janeiro e 18 de fevereiro”, informou.
Além dos moradores que perderam tudo com as enchentes e estão em estado de vulnerabilidade, muitas ruas da cidade ficaram totalmente prejudicadas, até mesmo, impedindo a passagem de veículos.
“Estou para decidir a realização da Micareta. Após aquelas chuvas fortes de 18 de fevereiro, emitimos um Decreto de Emergência permitindo que Feira de Santana possa ter acesso a benefícios importantes em decorrência das inundações e das chuvas daquele momento. Estamos decidindo, e eu espero decidir essa semana, a realização da Micareta. A questão da saúde também está sendo pesada neste momento e eu gostaria de tomar essa decisão com tranquilidade para podermos fazer, como eu quero fazer, uma boa festa”, declarou o prefeito.
Colbert Martins, que está em Brasília, também falou ao Acorda Cidade que o município ainda não foi beneficiado com nenhum recurso para sanar os estragos dos alagamentos. A não ser as cestas básicas e colchões doados pelo governo estadual logo no início do problema. A dengue também é um dos empecilhos, com o alto índice de casos em todo o país.
“A dengue ao lado da covid sem dúvidas é uma ameaça à realização da festa, com grandes quantidades de casos; a gripe também que começamos ontem a vacinação por causa de insuficiência respiratória grave que vem ocorrendo, não tão forte em Feira de Santana neste momento. É uma ameaça, não é uma realidade neste momento”, informou.
Montagem dos camarotes foi interrompida
“Com o decreto em vigor, isso fere o decreto. Então, eu determinei parar até decidirmos essa semana sobre a realização da Micareta. Se decidirmos sobre a realização, eu terei que revogar o decreto. A empresa começou antes de uma autorização direta nossa. Foi autorizado pela secretaria, mas não foi pelo gabinete, então determinei a suspensão até que a gente defina essa questão respeitando o decreto em vigor”, declarou. Ainda segundo o prefeito, a decisão depende de vários setores da prefeitura.
De acordo com Colbert, a falta de confirmação sobre a realização da Micareta há menos de dois meses para a festa não vai afetar sua organização caso o decreto seja revogado. Ele também pontuou a participação do governo do estado, principalmente no contingente de segurança.
“Segurança pública é obrigação mesmo para qualquer festa que precisa ter a Polícia Militar. E o governador faz isso com muita tranquilidade, assim como outros governadores da Bahia fizeram. A questão da saúde também é outro dever que fazemos de forma conjunta e o importante, se tiver a Micareta, e eu quero que tenha, que o governador participe em infraestrutura da mesma forma que foi no Carnaval de Salvador”, disse Colbert ao Acorda Cidade.
A Micareta de Feira de Santana 2024 está prevista para acontecer de 18 a 21 de abril. Data essa que o prefeito não pretende adiar, caso decida realizar a festa neste ano.
Leia também:
“Essa é uma decisão da prefeitura”, diz governador sobre a realização da Micareta de Feira
Moradores encontram transtornos ainda maiores em ruas após as fortes chuvas
Estruturas dos camarotes para Micareta de Feira começam a ser montadas
Prefeitura de Feira de Santana declara Situação de Emergência após tempestades no município
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram