Combate a dengue

Prefeitura recolhe mensalmente cerca de 45 toneladas de pneus, informa diretor da Sesp

Os pneus, de acordo com ele, são considerados um local que potencializa a formação de criadouros, pela facilidade em acumular água.

pneus - borracharia
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Esta semana o Acorda Cidade recebeu a reclamação do proprietário de uma borracharia em Feira de Santana, Jorge Leite, sobre a dificuldade de contato com a prefeitura para a coleta de pneus. Segundo ele, o serviço é regular, mas quando ocorre algum atraso, não é possível fazer o contato pelo número 156, o qual é disponibilizado pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesp).

pneus - borracharia
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Ele pediu que a secretaria veja a possibilidade de um canal de comunicação direto com as borracharias. “O serviço surgiu através de um acordo entre a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), prefeitura e outras instituições. Mas quando atrasa, a gente não consegue o contato com o setor de coleta”, afirmou.

pneus ft paulo josé do acorda cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O diretor do Departamento de Limpeza Pública da Sesp, João Marcelo Gomes, informou que além do 156, há o contato pelo aplicativo Fala Feira e através de um número fixo da secretaria. Ele destacou ainda que mensalmente são recolhidas na cidade cerca de 45 toneladas de pneus.

diretor do Departamento de Limpeza Pública da Sesp, João Marcelo Gomes ft paulo josé do acorda cidade3
João Marcelo Gomes | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“É um serviço essencial e fazemos de segunda a sexta-feira através de uma rota e nas borracharias é semanalmente. As carcaças de pneus são levadas em sua maioria para uma cooperativa, onde é retirado o aço e a borracha é reusada para fazer outros produtos. A Sesp em 2023, recolheu 516 toneladas de carcaças de pneus. Mensalmente são cerca de 45 toneladas recolhidas e só no mês de janeiro de 2024 foram coletadas 65 toneladas. Em fevereiro, cerca de 31 toneladas. O contato pode ser feito pelo 156 ou pela internet no Fala Feira. Ou ligar para a Sesp através do telefone 75 3617-1991 e solicitar que a equipe de coleta passe nesse local”, disse.

pneus - borracharia
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

João Marcelo observou que além do impacto visual, o recolhimento de pneus é fundamental para prevenir criadouros do mosquito Aedes aegypti na cidade. Os pneus, de acordo com ele, são considerados um local que potencializa a formação de criadouros, pela facilidade em acumular água.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Jailton Andrade

Eu nunca vi uma gestao tão ruim igual a de João ,cidade suja principalmente o centro ,avenida Getúlio varga e João Durval

Otavio Amorim

Muitas ruas na cidade sem pavimentação. Asfalto ecológico feito de pneus é uma solução.
Pela quantidade descartada seria viável se o secretário de Meio Ambiente tentar buscar essa alternativa junto com outros secretários..