Médico denuncia cirurgia irregular de próstata

Segundo o especialista, a HPB na maioria dos casos não requer intervenção cirurgia, pois pode ser tratada com medicamentos.

A notícia caiu como uma bomba e deverá provocar grande repercussão na área médica: Existem profissionais em Feira de Santana realizando cirurgia de próstata desnecessária. A denúncia foi feita na manhã deste sábado (12), pelo médico urologista Antônio José Santiago, em entrevista exclusiva ao repórter Ney Silva, veiculada no programa Acorda Cidade.

Segundo o especialista, a HPB – Hiperplasia Prostática Benigna (aumento da próstata) – na maioria dos casos não requer intervenção cirurgia, pois pode ser tratada com medicamentos. “Cirurgia só em último caso”, diz Antônio Santiago, lembrando que esse tipo de procedimento tem consequências, como o estreitamento da canal da ureta “que requer uma cirurgia mais séria do que a da próstata”.

“Quando o médico não é urologista, passa a informação ao paciente sem maiores explicações”, diz o médico. Mas o pior, conforme ressalta, é quando o próprio profissional da área indica a cirurgia, mesmo não havendo a sintomatologia, que é a dificuldade para urinar. Ele orienta que nesses casos o paciente busque sempre uma segunda opinião.

 Afirmando que as queixas de pacientes tem sido constantes, Antônio Santiago alerta que “operar só pelo crescimento da próstata não é recomendado”. O médico explica que a HPB é uma ocorrência normal a partir de 30 anos.

Ouça a entrevista no PodCast

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários