Dengue

18 casos de morte por dengue estão em investigação na BA, cinco são de Feira de Santana; diz Sesab

Ontem (26), a secretária se reuniu com prefeitos dos mais de 417 municípios para apresentar medidas para combater o aumento da doença.

dengue - curso gratuito
Foto: Flávio Carvalho/WMP Brasil/Fiocruz

Na manhã desta terça-feira (27) a secretária de Saúde do estado (Sesab), Roberta Santana, abordou em entrevista ao programa Acorda Cidade, da Sociedade News, os casos confirmados e suspeitos de mortes de pacientes com dengue na Bahia. Em uma reunião realizada na noite anterior (26), a secretária se reuniu com prefeitos e líderes de 417 municípios para discutir e apresentar medidas eficazes para combater o aumento da doença no estado. O foco da atenção está voltado para as cidades que estão em situação de epidemia, como é o caso de Feira de Santana, onde cinco mortes estão sob investigação, dentre um total de 18 em todo o estado.

reunião
Foto: Ascom/Sesab

Entre as vítimas que morreram com suspeita da doença está a adolescente Keziane Mota dos Santos, de 17 anos, residente do bairro Chácara São Cosme. Segundo uma familiar da vítima, o caso se agravou muito rápido, após ela sentir os sintomas da doença e muita dor nas costas desde o dia 19 de fevereiro. Ela era portadora de hipotireoidismo. 

De acordo com a secretária, o caso da adolescente ainda segue em investigação. 

“Existe uma comissão de investigação de óbito feita pelo governo do estado conforme orientação do Ministério da Saúde. Nós temos quatro óbitos confirmados e 18 em investigação por essa comissão em todo o estado. Até ontem, três eram de Feira de Santana”, afirmou. 

Secretária Estadual de Saúde
Foto: Leonardo Rattes

Segundo Roberta, a comissão está atuando 24 horas por dia para identificar os danos da doença no estado. Mas, ela salientou que há uma dificuldade para que os municípios encaminhem a documentação completa dos pacientes suspeitos, o que pode interferir na notificação correta dos casos. 

“Alguns desses pacientes podem ter alguma outra doença de base e que efetivamente não foi provocado somente pela dengue, então esse comitê composto por médicos e multiprofissionais que fazem a análise conjunta do perfil clínico do paciente e do que efetivamente levou a morte para que a gente tenha responsabilidade com os dados que estão sendo divulgados”, pontuou.

Com quase 17 mil casos de dengue, a Bahia segue com 99,5% de aumento da doença com relação ao ano anterior. Conforme a Sesab, 38 municípios se encontram em estado de epidemia. Para combater essa situação, a pasta tem dialogado com lideranças para intensificar ações da atenção primária e da limpeza urbana para eliminar a doença antes mesmo do mosquito nascer. O recurso do fumacê deve ser em último caso.

Durante a entrevista, o radialista Dilton Coutinho sugeriu a volta do ‘Bota Fora’, iniciativa que ainda é usada em Feira de Santana, onde os moradores colocavam na porta de casa o lixo acumulado em quintais, e, órgãos municipais vinham, previamente anunciado, recolher todos os utensílios. Medida importante para combater a doença entre as esferas da sociedade civil e do poder público, que neste momento de crescimento, precisa erradicar os focos do mosquito Aedes aegypti.  

“Esse aumento dos casos de dengue em todo o país também estão relacionados à condição climática. Temos acompanhado as chuvas e depois o sol e tudo isso é muito favorável para a proliferação da dengue. Estamos também ao lado dos municípios nessa campanha, mas sobretudo, cada um pode fazer a sua parte”. 

Dia D do Combate à Dengue

No próximo dia 2 de março, o Ministério da Saúde vai encabeçar o Dia D contra a dengue, solicitando que todas as pessoas retirem pelo menos 10 minutos em suas residências para buscar e acabar com os focos do mosquito. Verificar se tem água parada, se tem algum recipiente que pode acumular água em algum momento. São essas ações que vão salvar vidas nos próximos dias.

Leia também:

Combate à dengue: com quase 17 mil casos no estado, Secretaria de Saúde mobiliza prefeituras; aumento foi de 99,5%

Jovem de 17 anos morre com suspeita de dengue grave em Feira de Santana

Ouça a entrevista na íntegra:

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários