Saúde

Aprenda a decifrar as tabelas nutricionais para escolher os alimentos mais saudáveis

Para os especialistas, entretanto, não basta saber interpretar as informações da embalagem. É preciso ter bom senso na hora de montar o cardápio como um todo. O nutrólogo Nataniel Viuniski dá algumas dicas.

 

Acorda Cidade
 
Uma pesquisa da Universidade de Santiago de Compostela garante: quem os rótulos dos alimentos tem menos riscos de se tornar obeso. Mais do que ajudar a manter a forma, observar as tabelas nutricionais traz muitos outros benefícios, afirmam os especialistas.
 
— O rótulo de um produto é a sua carteira de identidade. É ali que você encontra os macronutrientes (proteínas, gorduras e carboidratos) e os micronutrientes (vitaminas e minerais), e a proporção em que eles devem ser ingeridos ao longo do diaexplica o nutrólogo Nataniel Viuniski.
 
Quem olha apenas a quantidade total de calorias nas embalagens, está perdendo uma oportunidade de contribuir para o melhor funcionamento do corpo.
 
— Todo alimento tem calorias. Mas algumas são vazias, ou seja, sem valor nutricional. Se dois itens têm a mesma quantidade calórica, prefira os pobres em gordura saturada e ricos em vitaminas — orienta a nutricionista da Santa Casa de Misericórdia do Rio, Gisela Peres.
 
Na proporção correta
 
Para os especialistas, entretanto, não basta saber interpretar as informações da embalagem. É preciso ter bom senso na hora de montar o cardápio como um todo. O nutrólogo Nataniel Viuniski algumas dicas.
 
— O cardápio ideal para um adulto saudável deve ter no máximo 20% de proteínas, 50% de carboidratos e 30% de gorduras. No último grupo, porém, 10% podem ser saturadas, ou seja, de origem animal — afirma.
 
Idosos e crianças têm uma pirâmide alimentar um pouco diferente. Pessoas com doenças crônicas, como o diabetes e a hipertensão, também têm necessidades alimentares diferentes.
 
— As meninas têm um estirão mais cedo, antes dos 12 anos. Nesse momento é importante aumentar as proteínas, para garantir o crescimento adequado. Nos meninos, esse momento acontece um pouco mais tarde, por volta dos 14 anosdiz.
 
No quadro ao lado, você alguns dos itens das tabelas nutricionais mais importantes para cada momento da vida. Além dos produtos industrializados, inclua sempre na dieta frutas, legumes e verduras cruas. As informações são do Extra.
 
 
 
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários