Foram muitos estragos deixados pelas fortes chuvas do dia 20, em Feira de Santana. Moradores da Rua Maria Joana, no bairro da Mangabeira, além de sofrerem com a perda de móveis e eletrodomésticos, ainda precisam lutar para que a cratera aberta na via seja reconstruída. Quase uma semana após aos transtornos, nada foi realizado. Segundo o morador, a rede de esgotamento está cedendo e alargando ainda mais os problemas do buraco.
Ao Acorda Cidade, Josafá Alves relatou os transtornos que os moradores estão enfrentando pela falta de acesso na rua. Eles cobram uma solução, antes que novas chuvas levem o restante do calçamento.
“Não temos acesso de carro, de nada. O lixo temos que ir jogar na rua principal, porque não passa o transporte público. De imediato, é preciso cuidar do buraco”.
A rua foi um dos pontos da cidade que sofreu com alagamentos. A correnteza da água foi tanta, que removeu os paralelepípedos e abriu uma enorme cratera transversal.
“As manilhas estão todas destruídas e eles têm que vir de imediato fazer um ‘cala boca’, pelo menos, para quando a chuva, se por acaso vir, não acabar prejudicando ainda mais a gente”, ressaltou.
Pela segunda vez, Josafá perde seus móveis por conta das chuvas, problema que segundo ele, é constante. Os 42 milímetros que choveram em uma hora na cidade, segundo ele, fizeram a água chegar a altura da cintura.
“Sempre que enche a lagoa tem esse problema. Foi colocada uma manilha de 100. Quando calçaram a rua, falamos dos problemas, eles disseram que iriam colocar uma manilha maior, mas colocaram aquela mais outra de plástico, de 100 que não comportou”, explicou o morador.
Durante a reportagem, o Acorda Cidade registrou uma moradora carregando uma bicicleta nos ombros para atravessar o buraco.
A rua dá acesso a outras importantes vias do bairro, como a Tupinambás, que continua sofrendo com lama e buracos causados pelas chuvas.
O que diz a Superintendência de Obras e Manutenção (Soma)
Essa rede é o extravasor da Lagoa do Chico Maia. Várias residências foram construídas em cima da rede, impossibilitando a condição de manutenção e/ou ampliação; além disso, em alguns casos, com severa redução na seção da rede.
Associado ao serviço de limpeza da lagoa, estamos elaborando um projeto de substituição e ampliação da rede de drenagem entre a Lagoa do Chico Maia e o Canal na Av Ayrton Sena.
Leia também:
Correnteza destrói calçamento de rua no bairro Mangabeira; residências também foram afetadas
Chuvas: Residência de casal de idosos desaba no bairro Campo Limpo
Túnel nas avenidas João Durval e Presidente Dutra tem via central interditada
Forte chuva invade área interna do Shopping Popular Cidade das Compras
Comitê realiza reunião emergencial para socorrer população após alagamentos desta terça (20)
Chuva forte desta terça-feira (20) causa vários pontos de alagamento em Feira de Santana
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram