Eleições 2012

New York Times publica reportagem sobre nomes de candidatos do Brasil

No texto, jornal americano cita Batman, James Bond e Wolverine. Segundo a publicação, eleições municipais refletem democracia no país.

 

Acorda Cidade
 
Reportagem publicada no jornal americano “The New York Times” desta segunda-feira (17) destaca os nomes de urna de candidatos brasileiros que concorrem a cargos nas eleições municipais deste ano.
 
Batman, que concorre em Uberlândia (MG), dois James Bond, um de Ponta Grossa (PR) e um de Birigui (SP), e um Wolverine em Piracicaba (SP) estão entre os personagens escolhidos para chamar a atenção e vencer a disputa, segundo o texto do jornal.
 
A publicação também destaca os candidatos Daniel Corno, de Itavepi (SP), e Elvis não Morreu, de Alfenas (MG). Em João Neiva (ES), concorre a vereador o candidato Macgaiver. Em Santo André (SP) está a candidata Ladi Gaga (sic).
 
Segundo o NYT, o Brasil surgiu como uma das mais vibrantes democracias do mundo desde o fim da ditadura em 1985.
 
“Conforme a campanha municipal para as eleições em outubro se intensifica, essa vitalidade fica evidente nas cédulas, que refletem a marcante falta de restrições em como os candidatos podem se autoproclamar”, diz o jornal.
 
“É estratégia de marketing, programa político, porque se eu me chamasse de Geraldo Custódio, ninguém ia me reconhecer”, diz o professor de 38 anos que concorre como Wolverine em Piracicaba. Segundo a publicação, o candidato havia escolhido o personagem para tentar uma vaga no reality show Big Brother Brasil.
 
“Esse é o Brasil, um país orgulhosamente relaxado quando o assunto são nomes dos políticos”, diz o jornal.
 
Nesse contexto, o jornal cita a presidente Dilma Rousseff, “quase que universalmente conhecida por seu primeiro nome”, e cujo antecessor imediato, Luiz Inácio Lula da Silva, “incorporou o apelido de infância: Lula”. Além disso, diz o NYT, Fernando Henrique Cardoso não é conhecido por seu sobrenome, mas pela sigla FHC.
 
Ainda de acordo com a reportagem, muitos candidatos escolhem os apelidos de políticos conhecidos como Lula para se candidatar, “refletindo em 16 Obamas concorrendo neste ano no país”. As informações são do G1.
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários