Mercado de trabalho

Clima organizacional possui relação direta com o rendimento do funcionário, diz especialista

O clima organizacional ruim possui relação direta com o rendimento do colaborador em seu trabalho.

Andrea Trindade

“Cada vez mais se fala em qualidade de vida no ambiente de trabalho, mas até onde é real esta preocupação?”. O questionamento é do Especialista em Gestão do Desenvolvimento de Estratégias em Recursos Humanos, Flávio Burgos, em seu artigo Gestão e Clima Organizacional.

Segundo ele, a empresa deve se preocupar com o clima organizacional desde a contratação de um novo funcionário até as ações que o comportamento dos funcionários podem provocar no ambiente de trabalho.
 
“O gestor deve ter a preocupação em fazer recrutamento e seleção de pessoal com base no perfil desejado pela empresa, conseguindo desta forma minimizar os riscos de se contratar colaboradores que possam vir de encontro aos valores da mesma. Mantendo, a partir daí colaboradores que concordem e até mesmo compartilhem dos valores da empresa, obtendo assim profissionais que ‘vistam a camisa’ e ajudem a sempre manter um clima profissional favorável ao cumprimento das atividades”, explica.

Flávio ressalta que o clima organizacional ruim possui relação direta com o rendimento do colaborador em seu trabalho.

“E o pior é que isso se torna um efeito dominó, ou seja, um vai “contagiando” ao outro e aos poucos e quando dermos conta à empresa poderá ter grandes problemas na produtividade, no absenteísmo, na pontualidade até mesmo um aumento considerável no turn over, demonstrando dessa forma, que um problema na empresa e este deve ser sanado o quanto antes, pois sua imagem perante o mercado poderá ficar negativa, o que poderá ocasionar, entre outras coisas dificuldades em novas contratações”, alerta o especialista.

 
O papel do gestor no clima organizacional
 
Flávio explana em seu artigo que o gestor possui um papel preponderante na promoção de um clima organizacional, onde os colaboradores sintam-se valorizados, motivados e satisfeitos com a atividade que desempenha na empresa, se fazendo perceber que não são apenas um número e sim parte integrante e fundamental de um mecanismo “A Empresa”.

“O que venho percebendo através de convívios e experiências pessoais é que muitos falam em manter um bom clima organizacional em suas empresas, porém, são muitos poucos aqueles que sabem verdadeiramente como fazê-lo e ou estão pouco preocupados em fazer acontecer. Infelizmente muitos “gestores” acham que essa é uma responsabilidade dos funcionários e não da Gestão, criando desde o impasse para promoção do bem estar”, explica.

Ele aponta como grandes erros, quando os gestores (proprietários) desconhecem o perfil da própria empresa e quando criam climas de inimizades entre os próprios funcionários, por acharem que não pode existir relação de amizade entre os colaboradores com a errônea ideia de que isso pode

 
Assédio Moral

“Quando os gatos saem os ratos fazem a festa?”. Este ditado popular não se aplica em muitas empresas. Segundo Flávio Burgos, existem muitas as empresas onde a ausência do gestor garante boa produtividade dos colaboradores. Isso porque gestores que quando estão presentes ficam o tempo todo regulando, criticando, pressionando, sem saber (ou sabendo) que o que ele está fazendo tem nome e tem sobrenome: assédio moral.

Flávio conta que esse tipo de situação não mais deveria existir em ambientes coorporativos e que ela promove um marketing ruim para a organização.

“Estes tipos de empresas terão prazo muito curto de validade, pois a divulgação boca a boca é cada vez mais veloz e as pessoas estão se comunicando cada vez mais através das redes sociais e compartilhando suas experiências e frustrações e em muitos casos divulgam o nome das empresas, contando sobre suas insatisfações, gestores que assediam moralmente, clima de perseguição e de insegurança, carga horária excessiva entre outros inúmeros fatores”, pontua.

Flávio Burgos lista alguns itens importantes para garantir um bom clima organizacional numa empresa

Clique aqui para ler o artigo na íntegra

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